247 - O Senado retoma nos próximos dias a discussão de um projeto que permite a construção e a operação de ferrovias sem a necessidade de investimentos do Estado. A proposta está nas mãos do senador Jean Paul Prates (PT-RN), relator do projeto de lei 261/2018, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), já aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em dezembro do ano passado.
O projeto autoriza à iniciativa privada ou consócios a construção e a operação de linhas ferroviárias no país. A proposta estabelece que as autorizações não terão vigência predefinida, sendo extintas somente por cassação, caducidade, decaimento, renúncia, anulação ou falência. Além disso, o texto não prejudica os atuais concessionários. As pessoas físicas ou jurídicas que receberam permissão para explorar ou para oferecer serviços de utilidade pública, não serão prejudicados.
O senador acredita que o projeto pode representar para o Rio Grande do Norte um impulso econômico importante, revitalizando a malha ferroviária no estado. As linhas férreas potiguares foram construídas no final do século 19, e interligavam Mossoró a Alexandria, Macau a Ceará-Mirim e Parnamirim a Nova Cruz.
"Caso seja aprovada, a proposta promoverá o desenvolvimento regional, econômico e social do nosso estado, além de fortalecer a extensão da rede de trilhos e contribuir com a redução dos engarrafamentos que tem acometido as cidades de todo o país", avalia Jean Paul.
Segundo dados do governo federal, as ferrovias transportam somente 15% das cargas no país. Em extensão de trilhos ativos, o país retrocedeu aos níveis de 1911, apesar dos avanços em produtividade e segurança. A grande maioria das metrópoles brasileiras está acometida de engarrafamentos que poderiam ser fortemente reduzidos pela extensão da rede de trilhos. (*Com informações da Assessoria)