Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

domingo, 10 de fevereiro de 2019

Nexo: "Os Trens que o Brasil perdeu"

Posted: 01 Feb 2019 06:13 AM PST



Naquela noite de 1964, se alguém perdesse o trem saindo às onze da noite do Mercado Municipal, no centro de São Paulo, rumo à Serra da Cantareira, com famosa parada no Jaçanã, não haveria outro amanhã de manhã. Era a última viagem da Estrada de Ferro da Cantareira, que servia parte da zona norte da cidade e do município de Guarulhos. Nos meses seguintes, todo o leito dos trilhos que ligava o mercadão até o pé da Serra da Cantareira seria “pavimentado e transformado em avenida”.

“Com a saída do trem, às 20 e 5 de ontem (sic), os usuários da pequena ferrovia pagaram pela última vez o preço de Cr$ 30,00 a passagem. A partir de hoje, terão de pagar o dobro pela viagem de ônibus”, reportou O Estado de S. Paulo de 11 de novembro de 1964.

As velhas locomotivas a vapor ainda apitariam por mais um tempo no ramal que saía do mesmo ponto para ir até Guarulhos, fechado no ano seguinte. No total, a rede das linhas que serviam essa porção norte da Grande São Paulo chegou a ter 45 estações e paradas, incluindo um ramal até a base aérea de Cumbica.

Para ler a matéria completa clique aqui.
You are subscribed to email updates from Viaje de Trem.
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google, 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States

Nenhum comentário:

Postar um comentário