Eu viajei no primeiro trem-bala de alta velocidade da África, capaz de ir de Madri a Valência em 90 minutos, e agora eu entendo porque é controverso
- O Marrocos revelou o primeiro trem de alta velocidade na África, ligando o litoral de Tânger com a capital, Rabat, e com Casablanca, o centro econômico do país. No futuro, ele viajará para mais destinos turísticos, como Marrakech e Agadir.
- Eu viajei neste trem para percorrer uma distância similar àquela entre Madri e Valência em duas horas. A viagem, que levaria cerca de 5 horas em um trem normal, será concluída em breve em apenas 90 minutos.
- A experiência é muito agradável: viajar na primeira classe é barato, os assentos são confortáveis, há ar condicionado, espaço para esticar as pernas e também a decoração interior das cabines transporta você para a idade de ouro da ferrovia.
- Embora esse sistema ferroviário de US $ 2 bilhões seja impressionante, é difícil não pensar no debate público que ele gerou no Marrocos, já que alguns questionam a viabilidade econômica do trem.
Muitos viajam para Marrocos procurando voltar ao passado.
Há encantadores de serpentes e domadores de macacos entretendo turistas na praça central de Marrakech, e as antigas medinas do país formam labirintos de ruas estreitas. Nas montanhas há cidades que fazem você se sentir como o primeiro estrangeiro a pisar nelas e areias douradas que se estendem até o infinito.
No entanto, o que muitos não procuram no Marrocos é ver o futuro. O governo marroquino e seu rei, Mohammed VI, esperam que isso mude logo após a inauguração do sistema ferroviário de alta velocidade .
Após uma década de trabalho, em novembro, o Al Boraq abriu suas portas, o primeiro trem-bala de alta velocidade na África . O Marrocos espera que os investidores estrangeiros recebam o projeto como prova de que o país está acelerando rapidamente em direção ao progresso. Se é o caso ou não, é o debate.
"Em chamada francesa Les Grandes chantiers , cuja tradução mais bem sucedido é grande projeto , " disse Zouhair Ait Benhamour, um estudante de doutorado na Universidade de Paris X Nanterre trabalhando em projetos como o trem de alta velocidade de Marrocos, O Guardião no mês passado.
Para alguns marroquinos, o trem é uma loucura muito cara e eles consideram que os fundos deveriam ter sido investidos em educação e saúde. Outros confiam que os benefícios de ter uma infraestrutura futurista chegarão ao resto do Marrocos. Somente o tempo dirá.
Depois de viajar em trens semelhantes na China, Rússia e Coréia , eu sabia que tinha que experimentar a versão marroquina. Isto é como viajar de primeira classe de Tânger para Casablanca:
Chego à estação ferroviária de Tanger-Ville, na cidade costeira de Tânger, cerca de meia hora antes da partida do meu trem, às cinco da tarde.
Embora a estação tenha sido inaugurada em 2003 com um sistema ferroviário tradicional, o Marrocos gastou US $ 37 milhões para renová-la e adicionar outro prédio dedicado ao novo trem de alta velocidade.
Embora o Marrocos já tenha uma rede ferroviária que transporta 40 milhões de passageiros, o país vem desenvolvendo o trem de alta velocidade por uma década
O projeto de US $ 2,3 bilhões foi financiado com quase meio milhão da França e meio milhão da Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes Unidos.
A primeira seção do projeto, que liga Tânger a Casablanca, o centro econômico do Marrocos, foi inaugurada em novembro.
E está previsto estender a linha para as áreas mais turísticas, como Marrakesh e Agadir, nos próximos anos, e finalmente chegar a Fez.
Muitos analistas apontam que o trem-bala custou mais do que as receitas que vai gerar, sendo antes "um projeto emblemático que permite que o Marrocos brilhe na África", explicou um analista geopolítico ao The Guardian.
A estação de Tanger-Ville, impecável e brilhante, confirma que o trem tem muito a ver com prestígio.
Como tenho visto nas estações de trem de alta velocidade da China, a estação de Tanger-Ville parece mais um aeroporto do que uma estação de trem. Há lojas de luxo, uma cafeteria e até uma sala VIP
É importante notar que o trem-bala não é a única infraestrutura de alto valor em que o governo marroquino investiu. Na última década, o país desenvolveu numerosos portos e uma usina solar de 600 milhões de dólares, considerada a maior do mundo.
Tirar o seu bilhete é muito fácil. Você pode comprá-los on-line da ONCF, a operadora ferroviária marroquina, ou na estação
As tarifas do trem de alta velocidade são cerca de 30% mais altas que as de um trem normal, que custa entre 12 e 24 euros.
Existem algumas telas muito úteis onde você pode verificar todos os horários, trens normais e de alta velocidade
Todos os trens que saem de Tânger passam pela estação de Tanger-Ville, por isso, não compre bilhetes para o trem errado. A viagem de Tânger para Casablanca no trem normal demora 5 ou 6 horas.
As máquinas são fáceis de usar. Qualquer um que tenha visitado uma cidade grande e usado o metrô pode se virar. Aceite dinheiro e cartão
Dependendo do tempo, o preço do trem bala varia entre 13 e 21 euros, na segunda classe, ou entre 22 e 34 euros no primeiro.
Eu comprei um ingresso no começo por 22 euros
A TGV, uma coalizão local que protestou contra o projeto, diz que as tarifas são apenas um terço do que deveriam ser para que Marrocos possa pagar os empréstimos concedidos por seus parceiros internacionais.
Mas Mohamed Rabie Khlie, CEO da ONCF, diz que é importante que o trem esteja disponível para todos os marroquinos, e não apenas para os "clientes de alta classe".
Depois de comprar meu ingresso, fui ao quarto Al Boraq, reservado para quem viaja nesse trem
O rei do Marrocos, Mohammed VI, nomeou o trem Al Boraq em homenagem a um cavalo mitológico com asas de cultura islâmica.
O quarto era bom, mas foi para cima. A parte inferior estava cheia de pessoas e não havia lugares livres
Uma das coisas que preocupam os analistas é que o trem não consegue obter passageiros suficientes para ser lucrativo. Rabie Khlie, CEO da ONCF, garante que o trem terá que dobrar seu volume para 6 milhões de passageiros por ano em três anos.
Pelo menos havia muito café, chá e chocolate quente
Fiz um chocolate quente para mim e comecei a procurar um lugar para sentar por alguns minutos.
Por sorte havia um andar acima
PhD estudante Ait Benhamou disse à CNN que, no caso em que o trem não chega a 6 milhões de passageiros por ano em três anos, o governo terá que subsidiá-lo.
A atmosfera da sala Al Boraq é muito elegante espaço de coworking de 2016
Uma das esperanças do governo é que o trem promova o investimento estrangeiro no país e convença os líderes de multinacionais de que o Marrocos é um lugar atraente para o desenvolvimento.
Depois de passar um mês no país, a sala Al Boraq foi um dos poucos lugares onde encontrei uma rede Wi-Fi aberta que funcionaria
O interior da estação de Tanger-Ville é um mundo completamente diferente de algumas partes do Marrocos, como o interior do país, onde as áreas mais rurais e subdesenvolvidas estão localizadas.
É compreensível que o trem irritou alguns, como aqueles por trás da campanha Pare TGV e políticos como Omar El Hyani vereador Rabat e Omar Balafraj, Membro do Parlamento da Federação da Esquerda Socialista Democrática
Para críticos como Balafraj, o trem é um projeto caro que é grande e marcante, mas não ajuda os marroquinos. "O Marrocos é um país pobre e a prioridade número um deve ser a educação", disse Balafraj à CNN .
Uma voz anunciou sobre o sistema de PA que nós poderíamos agora embarcar. Eu fui em direção à plataforma
A verdade é que o projeto tem o apoio de muitos marroquinos, um argumento que até os mais críticos aceitam. O Hyani explicou à CNNque "no Marrocos, quando você apresenta uma ideia nova e luxuosa para as pessoas, elas tendem a concordar com isso", mas também foi adicionado à boa publicidade que elas deram.
Existe uma tela que indica se você está na plataforma correta
Depois que eu encontrei, corri para procurar meu vagão de primeira classe.
Lá eu vi a emoção dos passageiros marroquinos enquanto tirava fotos na frente do trem
Como Hassan, um computador em Tânger, disse Morocco World Newslogo após a inauguração, "aqueles que dizem que (o trem) é uma questão de prestígio está certo, mas está faltando alguma coisa importante. Prestige é valioso para um país emergente que aspira a ser grande, ter grandes planos de desenvolvimento ".
Como eu tento me preocupar mais com a conta, olhei novamente para a tela para ter certeza de que estava entrando na plataforma certa
(Eu não queria acabar em Fez).
Quando fiz meu caminho para o meu carro, notei o que a cafeteria estava
Muitos trens de alta velocidade não têm vagão restaurante, ao contrário de trens antigos, mas um vagão de lanchonete que vende refrigerantes e lanches. A única exceção foi o trem de alta velocidade na Rússia, que serve pratos elaborados.
O primeiro vagão de classe estava ao término do trem. Eu quase entro no carro errado algumas vezes
Os trens marroquinos são carros de dois andares fabricados pela francesa Alstom, que produz sistemas ferroviários de alta velocidade para países ao redor do mundo. Ainda assim, alguns marroquinos acham que a empresa ganhou um tratamento favorável para o passado colonial da França com o Marrocos.
Quando entrei no carro de primeira classe, fiquei surpreso ao ver que o interior era claramente marroquino
O material que cobre os assentos é vermelho brilhante.
Há um espaço muito grande onde você pode deixar suas malas
Muito melhor do que mantê-lo sob seus pés ou carregá-lo.
Uma das coisas que eu gostei sobre o TGV marroquino é que o design tem uma sensação retro que integra elementos clássicos, como lâmpadas art deco e assentos dianteiros
Era clássico e moderno ao mesmo tempo.
Nem todas as linhas eram linhas duplas de frente uma para a outra. Mas aconteceu que eu estava em um deles.
Uma vantagem era que ele tinha mais espaço para as pernas. O ruim é que eu tive que negociar com a pessoa na minha frente para aproveitar esse espaço.
Cada assento repousa com um botão. Foi um pouco estranho no começo
Pressionando o botão abre a parte do assento para que você possa esticar as pernas, enquanto reclina as costas.
Cada fila tinha um cego para cobrir a luz do sol
Foi muito necessário na minha viagem, porque a luz inundou todo o carro enquanto viajávamos pela costa do Atlântico.
Havia um par de cabides em cada fila para você pendurar sua jaqueta
Para quem pensa que o Marrocos é quente o ano todo, alerta: o inverno é muito frio.
Cada fileira tinha um plugue, então eu podia conectar meu laptop. Mas parecia haver apenas um plug por fileira de assentos
Então, se você tiver azar, terá que fazer amizade com seu vizinho.
Há uma mesa dobrável para cada pessoa entre alguns lugares. É muito mais espaçoso do que você normalmente teria no banco de trás de um assento de avião
E isso deixa muito espaço para você montar e trabalhar.
Sem paradas para Kentira, a cerca de 205 quilômetros ao sul de Tânger, e praticamente até a capital de Rabat, o trem ganha velocidade
Do trem você pode ver o mar e as praias de um lado, e montanhas verdes e florestas de pinheiros do outro.
O trem de alta velocidade para Casablanca agora leva cerca de 2 horas e 10 minutos, mais da metade do que seria necessário em um trem normal
Em um ano, esse tempo diminuirá para 90 minutos.
Depois de ficar confortável, dei a volta no trem para ter uma idéia de como o resto dos vagões são
Para ser honesto, a segunda aula não foi muito diferente da primeira. Os assentos eram de couro (ou faux leather) e não eram tão luxuosos, mas, além disso, eu não apreciava nenhuma diferença.
Os carros de segunda classe estão mais perto da cafeteria
Eu tive que passar por três ou quatro carros para chegar lá.
A carta não é nada especial. Há sanduíches, café, doces e lanches
Mas como a viagem mais longa do trem hoje leva duas horas, faz sentido não um pouco melhor: tenho certeza de que a maioria dos passageiros vai esperar para descer do trem para comer algo mais elaborado.
Eu comprei um saco de batatas e estava curtindo a paisagem que estávamos cruzando a toda velocidade
Nós estávamos indo tão rápido que foi difícil para minha câmera tirar fotos da paisagem.
Até então, o trem já estava na velocidade máxima de 320 quilômetros por hora
É uma velocidade ligeiramente superior à do AVE espanhol, que é de 300 quilômetros por hora.
A cafeteria tem um toque retrô, com tetos curvos, um bar ondulado e bancos coloridos
Isso me lembrou de como as pessoas imaginariam o futuro em 1960.
Depois de terminar as batatas, voltei ao meu vagão para o tempo de viagem restante
Os vagões são divididos por essas portas automáticas. Você pressiona um botão para abri-los.
Você definitivamente sente que está viajando a uma velocidade maior, mas graças à engenharia, eu não percebi muito
Eu realmente só notei a velocidade quando olhei pela janela e vi a paisagem passando a toda velocidade. A paisagem no Marrocos nunca deixa de ser maravilhosa. Para ser honesto, não teria sido tão ruim pegar o trem lento.
O banheiro, apesar de ser novo, não parecia muito bem cuidada. Esta é a primeira aula, a pia já estava um pouco enferrujada e o sabão caiu nela
Os outros banheiros devem ser piores, suponho.
Em uma viagem de duas horas, a passagem passa rapidamente. Antes que eu percebesse, já tínhamos passado por Rabat e estávamos a poucos minutos de terminar a viagem em Casablanca.
Depois de fazer passeios de carro por todo o Marrocos durante o último mês, estou ansioso para estender o serviço para os lugares mais turísticos como Agadir e Marrakech.
Embora aqueles que não concordam em investir dinheiro público em um trem de luxo estejam parcialmente certos, é difícil ignorar como projetos semelhantes funcionaram em outros países emergentes.
Um exemplo famoso é a China, que alcançou grande desenvolvimento graças à sua rede ferroviária de alta velocidade. A Rússia e logo a Índia têm o mesmo objetivo.
Trabalhar ou não depende, sobretudo, de os investidores estrangeiros comprarem o que o Marrocos oferece e, ainda mais importante, se os marroquinos usam o trem tanto quanto o ONCF antecipa.
O trem chega na estação Casa Voyageurs, a principal estação de Casablanca
Está aberto desde 1923, mas o Marrocos renovou recentemente por 47 milhões de dólares para estar pronto para este trem.
A estação Casa Voyageurs é tão elegante quanto a estação de Tanger-Ville
Embora demore algum tempo para que o Marrocos e os analistas decidam se o projeto é um sucesso econômico, do ponto de vista de um turista, a experiência não poderia ter sido melhor.
Uma coisa que aprendi é que esses projetos geralmente são realizados em países onde os partidos dominantes tomam decisões sem debate público.
Foi o que aconteceu no Marrocos. Como Balafrej disse The New York Times em 2012, o trem "é exatamente o símbolo de Marrocos que não querem para ter. O Marrocos, onde as decisões mais importantes são tomadas sem consultar ou ter um debate democrático e público."
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