• O Marrocos revelou o primeiro trem de alta velocidade na África, ligando o litoral de Tânger com a capital, Rabat, e com Casablanca, o centro econômico do país. No futuro, ele viajará para mais destinos turísticos, como Marrakech e Agadir.
  • Eu viajei neste trem para percorrer uma distância similar àquela entre Madri e Valência em duas horas. A viagem, que levaria cerca de 5 horas em um trem normal, será concluída em breve em apenas 90 minutos. 
  • A experiência é muito agradável: viajar na primeira classe é barato, os assentos são confortáveis, há ar condicionado, espaço para esticar as pernas e também a decoração interior das cabines transporta você para a idade de ouro da ferrovia. 
  • Embora esse sistema ferroviário de US $ 2 bilhões seja impressionante, é difícil não pensar no debate público que ele gerou no Marrocos, já que alguns questionam a viabilidade econômica do trem. 
Muitos viajam para Marrocos  procurando voltar ao passado.
Há encantadores de serpentes e domadores de macacos entretendo turistas na praça central de Marrakech, e as antigas medinas do país formam labirintos de ruas estreitas. Nas montanhas há cidades que fazem você se sentir como o primeiro estrangeiro a pisar nelas e areias douradas que se estendem até o infinito. 
No entanto, o que muitos não procuram no Marrocos é ver o futuro. O governo marroquino e seu rei, Mohammed VI, esperam que isso mude logo após a inauguração do sistema ferroviário de alta velocidade .
Após uma década de trabalho, em novembro, o Al Boraq abriu suas portas, o primeiro trem-bala de alta velocidade na África . O Marrocos espera que os investidores estrangeiros recebam o projeto como prova de que o país está acelerando rapidamente em direção ao progresso. Se é o caso ou não, é o debate.
"Em chamada francesa Les Grandes chantiers , cuja tradução mais bem sucedido é grande projeto , " disse Zouhair Ait Benhamour, um estudante de doutorado na Universidade de Paris X Nanterre trabalhando em projetos como o trem de alta velocidade de Marrocos, O Guardião no mês passado.
Para alguns marroquinos, o trem é uma loucura muito cara e eles consideram que os fundos deveriam ter sido investidos em educação e saúde. Outros confiam que os benefícios de ter uma infraestrutura futurista chegarão ao resto do Marrocos. Somente o tempo dirá.
Depois de viajar em trens semelhantes na China, Rússia e Coréia , eu sabia que tinha que experimentar a versão marroquina. Isto é como viajar de primeira classe de Tânger para Casablanca:

Chego à estação ferroviária de Tanger-Ville, na cidade costeira de Tânger, cerca de meia hora antes da partida do meu trem, às cinco da tarde.

Cheguei à estação ferroviária Tangier Ville, na cidade costeira de Tânger, cerca de meia hora antes do meu trem às cinco da tarde.
Embora a estação tenha sido inaugurada em 2003 com um sistema ferroviário tradicional, o Marrocos gastou US $ 37 milhões para renová-la e adicionar outro prédio dedicado ao novo trem de alta velocidade. 

Embora o Marrocos já tenha uma rede ferroviária que transporta 40 milhões de passageiros, o país vem desenvolvendo o trem de alta velocidade por uma década

Enquanto o Marrocos já possui uma extensa rede ferroviária que atende 40 milhões de passageiros, o país vem desenvolvendo ferrovias de alta velocidade há uma década.
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O projeto de US $ 2,3 bilhões foi financiado com quase meio milhão da França e meio milhão da Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes Unidos. 
A primeira seção do projeto, que liga Tânger a Casablanca, o centro econômico do Marrocos, foi inaugurada em novembro.
E está previsto estender a linha para as áreas mais turísticas, como Marrakesh e Agadir, nos próximos anos, e finalmente chegar a Fez.