As obras do Parque Ferroviário começaram: como será o novo espaço verde em Palermo
A primeira etapa do projeto será concluída em junho de 2019 e abrangerá um 5.000 metros quadrados entre Juan B. Justo, Soler, Nicarágua e uma nova rua que se abrirá paralelamente a Godoy Cruz.
O Governo da Cidade de Buenos Aires começará esta semana as obras para a construção de um novo espaço verde ao longo das terras que fazem fronteira com o novo viaduto San Martín , em Palermo.
A primeira etapa do projeto será concluída em junho de 2019 e abrangerá cerca de 5.000 metros quadrados entre Juan B. Justo, Soler, Nicarágua e uma nova rua que será aberta paralelamente a Godoy Cruz. Mais tarde, o parque se estenderá até a Costa Rica.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Espaço Público, a primeira seção do trabalho incluirá dois playgrounds - um para crianças e outro para a meia-idade - e setores para mobiliário urbano moderno.
O Parque Ferroviário também terá um percurso aeróbico de 2 quilômetros , trilhas para caminhada, setores com morros e encostas, novas árvores nativas, postes aeróbicos, setor de skate, playon para esportes e iluminação led.
Nessas terras estavam os antigos armazéns ferroviários que haviam sido ocupados por quase uma década . O acordo precário em que cerca de 400 pessoas viviam, conhecido como Villa Hollywood , foi finalmente despejado em abril de 2017.
Três meses antes, naquele mesmo lugar, dois homens haviam tentado abusar sexualmente da jornalista Manuela Fernández Mendy , editora do portal Big Bang News . Os vizinhos denunciaram um forte aumento da insegurança na área, uma vez que a propriedade, que é de acesso muito difícil, tornou-se um antro de rapars e traficantes de drogas.
" Esse trabalho trará segurança ao bairro e maior conexão, vai mudar radicalmente a experiência dos moradores da região, conseguimos recuperar a propriedade, que não era acessível ao povo e agora retorna como pulmão verde", garantiu o ministro do Espaço Público. Eduardo Macchiavelli .
O Parque Ferroviário faz parte de um projeto maior que busca eliminar as etapas no nível do trem para melhorar o tráfego em Buenos Aires. O trabalho do viaduto da Estrada de Ferro San Martín contempla a conversão de 11 passagens de nível em cruzes tradicionais: av. Córdoba; av. Correntes; av. Newbery; Trelles / Warnes; Honduras; Gorriti; JA Cabrera; Niceto Vega; Loyola; Ramírez de Velasco e Girardot.