“Parte de monotrilho” cai em avenida e circulação foi em velocidade reduzida da Linha 15-Prata por quatro horas
Trecho teve apoio de ônibus. Não houve relatos de feridos
ADAMO BAZANI
ATUALIZAÇÃO:
Durante a tarde, o Metrô confirmou que uma peça se soltou, mas disse que telas evitam queda em ruas, calçadas e avenidas:
A situação de quem usa a linha 15-Prata do monotrilho foi difícil na manhã desta terça-feira, 29 de janeiro de 2019.
A velocidade é reduzida desde ontem. Oficialmente, em suas redes sociais, de forma superficial, a Companhia do Metrô, que também é responsável pelo modal monotrilho, disse apenas que houve uma interferência na via na região da Estação Vila União.
Esta interferência, na verdade, de acordo com uma reportagem da TV Globo que esteve no local, foi que peças que sustentavam o chamado “terceiro trilho” se soltaram e caíram na Avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo.
Ainda de acordo com a reportagem, as peças foram encontradas por passageiros e entregues aos funcionários.
O trajeto entre as estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União, forma o mais novo trecho da linha 15-Prata de monotrilho, que passou a operar no mesmo horário do Metrô em 12 de janeiro de 2019 e foi inaugurado em 06 de abril de 2018.
Não há informações sobre pessoas que tenham sido atingidas pelas peças e que se feriram ou veículos danificados.
“Terceiro trilho” é um equipamento por onde passa a energia elétrica dentro do trilho.
O trecho entre estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União é o que mais tem apresentado problemas de operação desde a abertura, com constantes falhas e necessidade de o Metrô chamar ônibus para dar apoio ao modal.
Em vídeos que circularam em redes sociais, pessoas que estavam na estação Vila União comentam sobre o problema.
RESPOSTA:
Segundo contato do Metrô ao Diário do Transporte feito aproximadamente às 8h20, após solicitação da reportagem,por meio da assessoria de imprensa , no início das operações foi identificada uma falha no equipamento de energização da via localizado próximo à estação Vila União.
O problema ocorreu entre 04h40 e 08h15.
Por causa disso, apenas um trem circulou em via singela, ou seja, apenas em um dos trilhos, alternando os sentidos de viagem no trecho compreendido entre as estações Vila União e São Lucas, o mais novo em operação.
Ainda de acordo com o Metrô, se quisesse continuar viagem, o passageiro desembarcava na estação São Lucas e depois embarcava em um dos três trens que operavam entre as estações São Lucas e Vila Prudente, um dos extremos da linha.
A Companhia do Metrô diz que não é oficial a informação veiculada pela TV Globo na manhã desta terça-feira, 29, de que uma peça que sustentava o “terceiro-trilho” se soltou e caiu na Avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo que vai apurar a notícia.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Ainda bem que não feriu ninguém.
Talvez por isso até hoje haja tão poucas estações em operação. Engenheiros do metrô-SP declararam em palestras as dúvidas sobre o desempenho do monotrilho para transporte de massa.