PROJECT "CENTRAL RAILWAY"

O Projeto "Ferrovia Central" promovido pelo Governo é um trabalho de infraestrutura relevante para o sistema de transporte multimodal e o mais importante no modo ferroviário dos últimos anos.
A construção e manutenção de 273 km de ferrovias entre o Porto de Montevidéu e a cidade de Paso de los Toros, levando-os a um padrão superior que permitirá a circulação de trens de carga a 80 quilômetros por hora e 22,5 toneladas por eixo; representa uma oportunidade imbatível para adicionar a ferrovia ao seu sistema de transporte. 
Este projeto, somado aos que estão em andamento, como a reabilitação da linha Rivera e o litoral entre Piedra Sola e Salto, consolida a expansão da oferta de transporte ferroviário para cargas nacionais e regionais, complementando os modos utilizados até agora. .
Na linha central de Puerto de Montevidéu-Rivera e em sua área de influência nas proximidades, existem várias empresas agrícolas, mineradoras, industriais e florestais, algumas das quais já utilizam a ferrovia, para que melhorem substancialmente a oferta deste meio de transporte com custos mais baixos, incentivará um uso mais intensivo da demanda existente e a captura de novas cargas. 
O processo de recuperação do modo ferroviário que começou com a reconstrução de alguns trechos de ferrovias é fundamental para a produção. E com este projeto, tem uma oportunidade imbatível de consolidar e, definitivamente, permitir ao país incorporar de forma complementar, competitiva e sustentável em seu sistema de transporte.
O projeto inclui um trecho inicial de duas vias de 26 km, uma dúzia de estradas secundárias para passagens de nível, uma seção da pista à porta industrial e mais de 40 pontes ferroviárias que reforçam ou construir novos. A rota definida inclui o desvio de vários centros populacionais e a retificação de curvas, para permitir maior segurança na circulação dos trens. Em interacção com quadros urbanas de diferentes cidades, passagens para irregularidade (enterrado em trincheiras ferroviário) será construído e os sistemas de barreira passagem de nível são colocados com os sinais de luz e efeitos sonoros, de um sistema automatizado que vai garantir os mais elevados condições segurança rodoviária.
Em suma, o Projeto "Ferrovia Central" é um passo significativo no quadro do programa de infra-estrutura de transporte que o país está desenvolvendo para melhorar sua plataforma logística, sua complementaridade com o caminhão e o sistema portuário e sua influência sobre o território como fator de viabilidade dos empreendimentos produtivos, devido a sua maior competitividade e sustentabilidade.