Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Ligação directa China-Europa: primeiro comboio de mercadorias já chegou ao Porto de Antuérpia

 Home / Terrestre / Ligação directa China-Europa: primeiro comboio de mercadorias já chegou ao Porto de Antuérpia

Nova Rota da Seda

Ligação directa China-Europa: primeiro comboio de mercadorias já chegou ao Porto de Antuérpia

TERRESTRE  Comentários fechadosem Ligação directa China-Europa: primeiro comboio de mercadorias já chegou ao Porto de Antuérpia 3275
Tempo de Leitura: 2 minutos

Novo marco que no concerne às conexões terrestres da iniciativa One Belt and One Road entre a China e a Europa: o primeiro comboio de mercadorias destinado exclusivamente a Antuérpia chegou ao porto belga no passado Sábado. A composição saiu do porto chinês de Tangshan em 26 de Abril e chegou a Antuérpia em 12 de Maio, um dia depois do que havia sido programado.

Primeira ligação directa entre a China e o Porto de Antuérpia

Esta jornada ferroviária trata-se da primeira ligação directa entre a China e o Porto de Antuérpia, uma das grandes referências portuárias do velho continente. O consignatário do comboio (que transportou 34 contentores) foi a empresa COSCO Shipping Belgium: os contentores foram descarregados no terminal Euroports e posteriormente distribuídos pelo território europeu.

O comboio atravessou a passagem fronteiriça de Alashankou (região chinesa de Xinjiang), o Cazaquistão, a Bielorrússia, a Polónia e a Alemanha, antes de chegar ao destino final, demorando 16 dias para completar a jornada, um time transit bem mais veloz que o oferecido pelo transporte marítimo (por método de transbordo), de cerca de 35 dias. Este serviço ferroviário deverá ser executado duas vezes por mês.

Opção acessível e competitiva face às vias marítima e aérea

Tendo em conta o volume transportado (longe de proporções gigantescas), esta opção ferroviária poderá afigurar-se uma alternativa bastante viável se comparada com a (mais dispendiosa) solução aérea; por um preço bem mais acessível, o transporte de mercadorias nesta ligação ferroviária oferece uma forma de reduzir os tempos de trânsito a um custo menor que a opção aérea.

«A China é o quarto maior parceiro de Antuérpia», declarou vereador do porto belga

«Entre países, a China é o quarto maior parceiro de Antuérpia, com um volume de tráfego anual de quase 14 milhões de toneladas de mercadorias. Antuérpia está idealmente localizada, tanto na rota marítima quanto na rota ferroviária, entre a Europa e a China, e nosso porto é perfeitamente capaz de actuar como um porto de transbordo para o comércio entre a China e a África via conexão ferroviária», comentou Marc Van Peel, vereador do porto de Antuérpia.

O serviço é uma iniciativa da cidade de Tangshan e do porto de Tangshan, em colaboração com a companhia de navegação estatal chinesa Cosco Shipping Lines e a Chinese Railways (CRCT).

AUTHOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário