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quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

JUSTIFICATIVAS AS MINHAS SUGESTÕES ENVIADAS NESTE DEZEMBRO DE 2020

MARABÁ (PA) BRASIL 31-12-2020 JUSTIFICATIVAS AS MINHAS SUGESTÕES ENVIADAS NESTE DEZEMBRO DE 2020 EXMO SR MINISTRO DA INFRA ESTRUTURA SR TARCÍSIO GOMES DE FREITAS Agradeço por ter enviado a VOSSA EXCELÊNCIA por ter encaminhado as minhas sugestões: I SUGESTÕES INTERNACIONAIS sobre RODOVIA E FERROVIA TRANS AMÉRICA NORTE SUL assim como RODOVIA E FERROVIA PANAMERICANA AMERASIANA a VALEC ,pois elas serão importantes para o comércio e turismo das AMÉRICAS inclusive com ASIA e EUROPA ,já encaminhada ao PRESIDENTE JOE BIDEN e a muitos países tendo respostas das assessorias dos PRESIDENTES SEBASTIAN PIÑERA DO CHILE e IVAN DUQUE DA COLÔMBIA . II Sugestões de ramais complementares da FERROVIA TRANSNORDESTINA que foram encaminhadas à ANTT ,pois são importantes para a MAPITOBA ,REGIÕES SUL SUDESTE ,ETC usar os portos do ARCO NORTE . III Sugestões encaminhadas pelo MINFRA à VALEC são elas : ZEP MARABÁ/PARAUAPEBAS PA,FINONE,FIOL(AMPLIAÇÃO),FICONE,FICO(TRANSOCEÂNICA BRASIL PERU),FICONE,FINEAM+BR 235. De todo o acima mencionado peço uma análise. O AGRO NEGÓCIO COM TRANSPORTES E LOGÍSTICA ESTÃO DE MÃOS DADAS AS JUSTIFICATIVAS : I A MAPITOBA(SUL DO MARANHÃO,SUL DO PIAUÍ,TOCANTINS,OESTE DA BAHIA) É A MAIOR PRODUTORA DE SOJA E MILHO; MATO GROSSO É O MAIOR PRODUTOR INDIVIDUAL onde tem se expandido para as BACIAS DO ARAGUAIA/XINGU ,NORTE/NOROESTE; RONDÔNIA ,PARÁ,AMAPÁ,RORAIMA,ACRE são novos e grandes produtores de soja e milho;GOIÁS e MATO GROSSO DO SUL já são grandes produtores . II Em 2015 quando a PRIMEIRA MINISTRA DA ALEMANHA ÂNGELA MERKEL esteve no BRASIL falou que até 2030 será necessário triplicar a produção de soja e milho ,ideia compartilhada por outros mandatários . III As minhas sugestões ligariam O ARCO NORTE nas REGIÕES NORTE-NORDESTE DO BRASIL a MAPITOBA+GOIAS,MATO GROSSO DO SUL,MATO GROSSO,PARÁ,RONDÔNIA,ACRE ;também ao PACÍFICO pelo corredor FERROVIA TRANSOCEÂNICA + BR 364 e BR 317 no PERU. Todas as ferrovias se ligariam á TRANSOCEÂNICA cujo ponte pé inicial seria a FICO FERROVIA DE INTEGRAÇÃO DO CENTRO OESTE.,ligando RIO DE JANEIRO BRASIL A LIMA PERU. A FIOL projetada de ILHÉUS a FIGUEIRÓPOLIS TO seria prolongada a De FIGUEIRÓPOLIS TO a GURUPI TO,SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA GO,NOVO SANTO ANTÔNIO MT,BOM JESUS DO ARAGUAIA,QUERÊNCIA MT,SORRISO MT, IPIRANGA DO NORTE MT,BRASNORTE MT,JUÍNA MT,VILHENA RO onde encontraria A FERROVIA TRANSOCEÂNICA Em FIGUEIRÓPOLIS cruzaria com BR BELÉM BRASÍLIA e FERROVIA NORTE SUL ;em BOM JESUS DO ARAGUAIA MT com a BR 158; em SORRISO MT com a BR 163 e a FERRO NORTE. A FICONE FERROVIA CENTRO OESTE NORDESTE Seria paralela à FERROVIA DE INTEGRAÇÃO OESTE LESTE –FIOL ,iniciaria em SALVADOR BA acompanharia sempre a BR 242 +MT 242 ,de SALVADOR BA seguiria a BARREIRAS BA ,GURUPI TO , FORMOSA DO ARAGUAIA TO,ILHA DO BANANAL,SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA MT, ALTO BOA VISTA MT,SÃO JOSÉ DO XINGU MT, FELIZ NATAL MT,SANTA CARMEM MT,SINOP MT,TABAPORÃ MT ,JUARA MT, JUÍNA MT ,VILHENA RO ,onde encontraria a FERROVIA TRANSOCEÂNICA , A FINONE FERROVIA NORTE NORDESTE A BR 235 liga atualmente de ARACAJU SE a JUAZEIRO BA/PETROLINA PE, GUARAÍ TO,SANTANA DO ARAGUAIA PA ,tendo projeto de abrir ela até NOVA PROGRESSO PA . Noutra oportunidade apresentei o projeto da FINEAM FERROVIA DE INTEGRAÇÃO NORTE NORDESTE que em resumo ligaria ARACAJU SE,JUAZEIRO BA,PALMAS TO, SANTA TERESINHA DO ARAGUAIA MT,VILA RICA MT,GUARANTÃ DO NORTE MT,ALTA FLORESTA,ARIQUEMES RO onde encontraria a FERROVIA TRANSOCEÂNICA ;a FINEAM seria paralela da FINONE; A FINONE fortaleceria ARACAJU SE . A FINEAM-FERROVIA DE INTEGRAÇÃO NORDESTE AMAZÔNIA iniciaria em MACEIÓ AL seguiria a BATALHA AL,PETROLINA PE e acompanharia a BR 235 a GUARAÍ TO,SANTANA DO ARAGUAIA PA, posteriormente em forma conjunta FINEAM+BR 235 seriam abertas a NOVA PROGRESSO PA (onde encontraria a BR 163 e a FERRONORTE) ,seguiria a APIACÁS MT, e continuaria a FINEAM+BR 235 ao ESTADO DE AMAZONAS contornando a divisa com MATO GROSSO e RONDÔNIA do lado do AMAZONAS até chegar em HUMAITÁ AM (onde tem porto fluvial),posteriormente a LÁBREA AM,BOCA DO ACRE AM,PORTO ACRE AC e RIO BRANCO AC onde encontraria a FERROVIA TRANSOCEÂNICA ; a BR 235 acompanharia ate HUMAITÁ AM ,LÁBREA e posteriormente contornaria a divisa ACRE/AMAZONAS do lado do AMAZONAS a BOCA DO ACRE AM,CRUZEIRO DO SUL AC no ponto mais oeste do Brasil; A FINEAM fortaleceria MACEIÓ AL. CONCLUSÕES : a ligação RODO-FERROVIÁRIA cruzaria com BR BELÉM BRASÍLIA e FERROVIA NORTE SUL em GUARAÍ TO;com a BR 158 e prolongação da FERROVIA CARAJÁS(Já projetada) em SANTANA DO ARAGUAIA ,com a BR 163 e FERRO NORTE em NOVA PROGRESSO PA com o porto fluvial em HUMAITÁ AM CONCLUSÕES: Em GURUPI TO encontraria a BR BELÉM BRASÍLIA e a FERROVIA NORTE SUL ; em ALTO BOA VISTA MT a BR 158, em SINOP com a BR 163 e a FERRO NORTE.. IV A ZEP MARABÁ PARAUAPEBAS PA podemos falar de um lada PARAUAPEBAS se encontra a SERRA PELADA e MARABÁ uma importante cidade industrial no PARÁ e grande entroncamento rodoviário e ferroviário ,comporta os requisitos. V Os ramais suplementares da FERROVIA TRANSNORDESTINA levaria os grãos da MAPITOBA+GOIÁS,PARÁ,MATO GROSSO aos portos de PECÉM CE,SUAPE PE,NATAL RN CABEDELO PB,AREIA BRANCA/MACAU RN . VI A FERROVIA PARÁ MATO GROSSO que ligaria a FERROVIA PARÁ e CARAJÁS em MARABÁ PA a FERRONORTE em ALTO ARAGUAIA MT passando por uma grande extensão produtora de grãos nas bacias ARAGUAIA/XINGU, levando a produção a ALCÂNTARA/SÃO LUIZ MA,BARCARENA PA . VI A FERROVIA VITÓRIA MINAS que se acrescentaria VITÓRIA MINAS GOIÁS MATO GROSSO RONDÔNIA ligaria as bacias PARAGUAI,ARAGUAIA a VITÓRIA ES ,escoaria produção do OESTE DE MATO GROSSO,O EIXO NO MEIO LESTE CAMPO VERDE MT/PRIMAVERA DO LESTE MT se ligaria a VITÓRIA ES cruzaria com AS FERROVIAS PARÁ MATO GROSSO,E NORTE SUL . CONCLUSÕES FINAIS: seriam fortalecidos os portos PORTO VELHO RO,LIMA/ILO(PERU),VITÓRIA ES,ILHÉUS/SALVADOR BA,ARACAJU SE,MACEIÓ AL,SUAPE PE,CABEDELO PB,NATAL/MACAU/AREIA BRANCA RN, PECÉM CE . 2

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