ciencia-tecnologia-logística-transportes-inovação-comunicações

ciência-tecnologia-logística-transportes science-technology-logistics-transport science-technologie-logistique-transports Wissenschaft-Technologie-Logistik-Verkehr wetenschap-technologie-logistiek-transport العلوم، التكنولوجيا اللوجستية والنقل מדע-לוגיסטיקה-טכנולוגיה-תחבורה научно-технологические-логистический-транспортная 科学 - 技术 - 物流运输 विज्ञान-प्रौद्योगिकी-रसद-परिवहन science-teknologi-logistik-transport

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Artigo: "TAV (Trem de Alta Velocidade) – AVE (Alta Velocidade Espanhola)"

 

Visualize esta mensagem pelo navegador

ARTIGO - OPINIÃO

TAV (Trem de Alta Velocidade) – AVE (Alta Velocidade Espanhola)

Por Martín Guzmán*

 

A interessante atividade e dinamismo com que os Grupos GETAV + IDESTRA têm periodicamente atualizado e enriquecido o nosso conhecimento ferroviário, teve nos últimos meses a oportunidade de aprofundar as diferentes soluções internacionais ferroviárias de alta velocidade. Diante desta Pandemia que nos obriga o distanciamento físico coube ao IDESTRA a iniciativa de dar sentido e conteúdo às discussões sobre trilhos nos inúmeros grupos de WhatsApp.

Quando falamos em trens de alta velocidade, TAG, AVE, TGV, ICE, CRH ou Shinkansen, não estamos falando de nomes, mas de conceitos e do caminho, sempre desafiador, que cada país ou administração tem vivido para tornar realidade a ligação em alta velocidade de seus centros urbanos mais importantes. No caso do AVE, estamos nos referindo a 28 anos de experiência de sucesso, mais de 400 milhões de passageiros, 3.400 km construídos (segundo país do mundo neste quesito desde 2010), 47 destinos, 28 províncias conectadas e 70% da população do país conectada em alta velocidade.

Embora o desenvolvimento continue, apesar do COVID19, é fundamental analisar a trajetória que a Espanha percorreu desde que o Trem de Alta Velocidade se materializou em 1992 e consolidou sua operação nos últimos anos a mais de 300 km/h. A RENFE, Red Nacional de Ferrocarriles Españoles, está em operação há mais de 80 anos, conectando as cidades mais importantes do país. Sua experiência em alta velocidade remonta aos anos 60 quando algumas locomotivas começaram a cruzar a barreira psicológica, naqueles tempos, de 200 km/h. A criação em 1991 de unidades de negócios diferenciadas entre áreas metropolitanas e médias & longas distâncias representou um ponto de mudança fundamental no futuro da alta velocidade espanhola.

Hoje são 94 unidades ferroviárias operacionais completas, mais de 1000 carros AVE, 20 linhas em operação, 11 linhas em construção e seis linhas em estudo, com um investimento total até 2020 de mais de 56 bilhões de euros.

A partir de 2021, a alta velocidade espanhola terá um desafio sem precedentes: a liberação da operação da Alta Velocidade no país. Duas novas companhias ferroviárias ILSA (formada pela Trenitalia e Air Nostrum), e a francesa SNCF vão concorrer com a RENFE, oferecendo seus serviços nas linhas Madrid-Barcelona, Madrid-Valencia-Alicante e Madrid -Sevilla-Málaga. O alvo principal é aumentar a oferta atual da RENFE em 60%, circulando 189 trens por direção/dia e desenvolver uma maior rentabilidade operativa e competitividade nos preços.

Paralelamente, a RENFE desenvolveu o AVLO (AVE Low cost), mesmo conceito do AVE, sem classe executiva, com 20% mais capacidade (438 passageiros/trem). O serviço foi adiado por causa do COVID 19. Até o adiamento oficial provisório em abril 2020 (COVID19), RENFE havia vendido 150.000 passagens, das quais 16.000 por valor de 5€ (menores de 14 anos). O restante entre 10€ e 60€. Na volta à normalidade, esses preços, sem dúvida, marcarão tendência.

Em muitas ocasiões, a comparação entre o serviço de trem AVE e o avião em rotas idênticas é inevitável. Em 2019 o AVE teve melhores resultados em pontualidade (96,7%): a rota Madrid-Sevilla está entre as mais pontuais na Europa com um compromisso de devolução da passagem por atraso de trem (50% com 15 minutos de atraso e 100% com 30 minutos). Em última análise, é necessário ter em conta a melhoria dos preços, o maior conforto dos passageiros, as comunicações telefónicas/Wi-Fi e a redução considerável do tempo de viagem. Com tudo isso, na Espanha ficou demonstrado que tanto para AVE quanto para aviões: há bolo para todos! Quanto maior a antecipação da compra da passagem, mais próximo fica o preço do avião e do AVE e quanto menor a antecipação na compra da passagem, mais barato é o AVE.

Em todos os países, há sempre várias e idênticas controvérsias em relação aos projetos de trens de alta velocidade: Custo benefício, serviço público ou privatização, transporte sustentável, ecologia & meio ambiente, imagem do país, desenvolvimento urbano e periférico. No caso da Espanha, a resposta foi clara e contundente: O plano nacional de Alta Velocidade e a sua execução trouxeram ao país um desenvolvimento urbano único até ao momento, serviço público de primeira linha com preços razoáveis, desenvolvimento tecnológico ferroviário de última geração, empregos qualificados, imagem incalculável de país, transporte sustentável e unidade política construída para executar o referido plano ferroviário nacional.

É urgente e absolutamente necessário aplicar as histórias de sucesso internacional no Brasil e começar a trabalhar e executar, passo a passo, um Plano Nacional Ferroviário de Passageiros que, partindo da união das cidades mais importantes do país, desenvolva a malha nacional e facilite o compromisso e acesso à Alta Velocidade no Brasil.

Se há um país na América Latina com capacidade para atingir esse objetivo, é sem dúvida o Brasil. Há apenas uma maneira de cumprir e desenvolver um plano nacional de desenvolvimento ferroviário de longo prazo: unidade política e compromisso real de longo prazo. Vamos nessa?

 

*Martín Guzmán, CEO e Consultor da Europe Industrial Partners (EIP) e IDESTRA, graduado em Engenharia Mecânica Industrial pela Universidade do País Vasco, Espanha. Tem 25 anos de experiência em gestão multinacional: 15 como Diretor Executivo para Brasil e LATAM do Grupo multinacional ferroviário CAF, 5 nos EUA (Nova York) como Vice-presidente do Grupo Industrial Nicolas Correa e 5 na Ásia como responsável da Associação Espanhola de Fabricantes de Máquina ferramenta (AFM). Martín liderou a venda e execução de projetos estratégicos superiores a 5.000 milhões de euros, fabricando em Hortolândia (SP) 1500 carros para CPTM (Séries 7000, 7500, 8000, 8500, linhas 8, 9, 10, 11 & 12), METRÔ SP (Linhas 3 & 5), CBTU (BH & Recife), assim como a PPP (20 anos) para prestação de serviços de manutenção e modernização da frota da Linha 8 – Diamante da CPTM.


 

 Este conteúdo foi originalmente publicado no informativo ABIFER News, em 14 de dezembro de 2020.
Para acessar a publicação original, clique aqui.

Copyright © 2020 ABIFER, Todos os Direitos Reservados.

Deseja modificar a maneira que recebe estes e-mails?
Você pode atualizar seu perfil ou sair da lista.

Associação Brasileira da Indústria Ferroviária - ABIFER
Avenida Paulista, 1313 | 8º andar | conj. 801
CEP 01311-923 | Bela Vista | São Paulo, SP
Tel.: (11) 3289-1667 | comunicacao@abifer.org.br
ResponderEncaminhar
Postado por MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH às 11:01
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Denunciar abuso

Facebook-Profilbanner

Steffen Volker HerrMann

Erstelle dein Profilbanner
Powered By Blogger

Minha lista de blogs

Minha lista de blogs

ciencia-tecnologia-transportes-logistica

ciencia-tecnologia-transportes-logistica

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

Postagens populares

  • Viaje de Trem: Talgo liga New Delhi a Mumbai em 12 horas
    Viaje de Trem: Talgo liga New Delhi a Mumbai em 12 horas : Em fase de teste, um trem Talgo (fabricado na Espanha) conseguiu ligar as duas ci...
  • Viaje de Trem: Alstom vai lançar primeiro trem movido a célula de...
    Viaje de Trem: Alstom vai lançar primeiro trem movido a célula de... : A Alstom está anunciando para o ano este final de 2016 o lançamento d...
  • Atenção se volta para o Complexo Intermodal de Rondonópolis | A TRIBUNA – O melhor jornal da região
    Atenção se volta para o Complexo Intermodal de Rondonópolis | A TRIBUNA – O melhor jornal da região
  • O Planeta Vermelho dá as boas-vindas à ExoMars
    O Planeta Vermelho dá as boas-vindas à ExoMars : Marte visto pela webcam do satélite Mars Express da ESA a 16 de Outubro de 2016, como uma o...
  • ABIFER News 10/06/2021
      Primeiro encontro das associadas ABIFER com a BAMIN Na manhã da última terça-feira, 8, a Bahia Mineração – BAMIN, que atua no Brasil há ma...
  • Noruega compra território em ponto estratégico do Ártico
    Noruega compra território em ponto estratégico do Ártico
  • Jordânia construirá 'canal da paz' entre Mar Morto e Mar Vermelho - Portal Vermelho
    Jordânia construirá 'canal da paz' entre Mar Morto e Mar Vermelho - Portal Vermelho : O primeiro-minstro da Jordânia, Abdullah al-Nu...
  • FERROVIA TRANS OCEÂNICA A PASSOS LARGOS
    Agora vai: Projeto da Ferrovia Transoceânica a passos largos Posted on  8 de abril de 2016  by  Romerito Aquino Com 4,4 mil quilômetro...
  • Parabéns VLT Carioca!
      Copyright © 2021 ABIFER, Todos os direitos reservados. Você está na lista "ABIFER News" pois se cadastrou na mesma através do po...
  • Engenharia Blog
      Desenvolvimento Pessoal e Profissional: O ciclo da vida humana em quatro fases Posted: 08 Feb 2021 09:17 AM PST Dizem que as pessoas são s...

ciencia-tecnologia-transportes-logistica

ciencia-tecnologia-transportes-logistica

  • ►  2021 (148)
    • ►  junho (57)
    • ►  maio (13)
    • ►  janeiro (78)
  • ▼  2020 (494)
    • ▼  dezembro (97)
      • JUSTIFICATIVAS AS MINHAS SUGESTÕES ENVIADAS NESTE ...
      • uma parceria MINFRA,TOCANTINS,MATO GROSSO
      • Com mais sete nomes, Dário completa equipe do prim...
      • ABIFER NA MÍDIA - "Mesmo com boom de projetos, ass...
      • Mato Grosso não deve apostar tudo na Ferrogrão, di...
      • FINONE - FERROVIA DE INTEGRAÇÃO NORTE NORDESTE
      • INTEGRAÇÃO FERROVIÁRIA DO MERCOSUL
      • Terminal Ferroviário de Rondonópolis
      • Terminal em Rondonópolis (MT) elevará armazenagem ...
      • Rússia inventa nova maneira de cultivar vegetais n...
      • Empresários querem trilhos da Ferronorte até o Dis...
      • Ferronorte: Extensão até Cuiabá será tema de reuni...
      • Empresa confirma construção de terminal em Cuiabá ...
      • Vídeo: Satélite construído no Brasil para proteger...
      • Empresa confirma construção de terminal em Cuiabá ...
      • India pondrá en marcha su primer tren bala
      • Após 14 anos de obras, duplicação da ERS-118 é ina...
      • CONEXÃO RODOVIÁRIA E FERROVIÁRIA TRANS AMÉRICA NOR...
      • Cazaquistão recebe luz verde para compra de aerona...
      • Marinha do Chile recebe primeiro helicóptero H125 ...
      • Veículo blindado poderá atravessar rios e lagos e ...
      • TRANS AMERICA NORTE SUL
      • CARGO NEWS ONLINE - 24/12/20
      • Sistema Ouvidoria - Solicitação de Informação Comp...
      • Entidades do setor de trilhos contestam opção pelo...
      • CARGO NEWS ONLINE - 23/12/20
      • RESPOSTA MINFRA 1
      • ZEP MARABÁ/PARAUAPEBAS PA
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • Artigo: "TAV (Trem de Alta Velocidade) – AVE (Alta...
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • CARGO NEWS ONLINE - 22/12/20
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • CARGO NEWS ONLINE - 21/12/20
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • NOVOS RAMAIS COMPLEMENTARES Á FERROVIA TRANS NORDE...
      • RESTRUTURAR A FERROVIA VITORIA MINAS COMO VITORIA-...
      • Gulfstream entrega primeiro G600 certificado pela ...
      • Consórcio vence leilão da RS-287 com pedágio a R$ ...
      • Notícias do Mercado 18/12/2020
      • Argentina fecha acordos com a China, mas 'contrapa...
      • CARGO NEWS ONLINE - 18/12/20
      • FERROVIA PARÁ MATO GROSSO RESPOSTA DA ASSESSORIA D...
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • Tarcísio de Freitas no Webinar nos Trilhos
      • Encontro Internacional - Webinar IE: Retorno segur...
      • Encontro Internacional - Webinar IE: Retorno segur...
      • Blues e Greens Bonds para redesenvolver o Brasil |...
      • Comboio que liga Madrid à China passará a servir t...
      • Ligação directa China-Europa: primeiro comboio de ...
      • Eurostar quer ligar Londres a Portugal com comboio...
      • CARGO NEWS ONLINE - 17/12/20
      • FERROVIA PARÁ-MATO GROSSO
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • Caos político e morte | Prefeito reeleito de Guaru...
      • MAPA DA FERROVIA PARÁ
      • Governo garante início da Ferrovia Pará em 2021, o...
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • Parabéns Metrô DF!
      • Renováveis e gás natural lideram expansão no PDE 2030
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • ABIFER News 14/12/2020
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • Petróleo ainda reina, mas renováveis pressiona e g...
      • A produtora de biocombustíveis UISA fará investime...
      • Parabéns SAE Brasil!
      • Notícias do Mercado 11/12/2020
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • Mercado solar eletrônico é apresentado no Brasil e...
      • Ganhe Dinheiro com Energia Solar - Saiba como!
      • Notícias do Mercado 17/07/2020
      • Fábrica da Jeep será abastecida por energia solar
      • ASPEN "Os Grandes Desafios e Mudanças do E-Commerc...
      • Notícias do Mercado 24/07/2020
      • Notícias do Mercado 28/07/2020
      • Projeto de ferrovia estima investimentos iniciais ...
      • Notícias do Mercado 21/07/2020
      • Parabéns APMF!
      • Notícias do Mercado 08/12/2020
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • 6ª Semana da Qualidade AmstedMaxion "Mercado Ferro...
      • Argentina construirá estações terrestres do sistem...
      • Brasil triplica produção de energia solar nos telh...
      • Notícias do Mercado 04/08/2020
      • Notícias do Mercado 07/08/2020
      • Notícias do Mercado 14/08/2020
      • Artigo: REFLEXÕES ACERCA DO SETOR FERROVIÁRIO E O ...
      • Notícias do Mercado 18/08/2020
      • Notícias do Mercado 11/08/2020
      • ASPEN Logística e Mobilização em Tempos de Guerra ...
      • Notícias do Mercado 21/08/2020
      • Nossas últimas histórias sobre ciência e tecnologia
      • Notícias do Mercado 04/12/2020
      • Notícias do Mercado 01/12/2020
    • ►  novembro (8)
    • ►  outubro (1)
    • ►  julho (37)
    • ►  junho (26)
    • ►  maio (44)
    • ►  abril (122)
    • ►  março (96)
    • ►  fevereiro (25)
    • ►  janeiro (38)
  • ►  2019 (553)
    • ►  dezembro (39)
    • ►  novembro (64)
    • ►  outubro (75)
    • ►  setembro (68)
    • ►  agosto (30)
    • ►  julho (8)
    • ►  junho (1)
    • ►  maio (26)
    • ►  abril (6)
    • ►  março (60)
    • ►  fevereiro (137)
    • ►  janeiro (39)
  • ►  2018 (91)
    • ►  dezembro (46)
    • ►  novembro (10)
    • ►  setembro (3)
    • ►  agosto (13)
    • ►  julho (6)
    • ►  maio (4)
    • ►  abril (5)
    • ►  março (3)
    • ►  fevereiro (1)
  • ►  2017 (54)
    • ►  dezembro (3)
    • ►  novembro (13)
    • ►  outubro (4)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (29)
    • ►  maio (3)
    • ►  março (1)
  • ►  2016 (76)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (11)
    • ►  setembro (17)
    • ►  agosto (4)
    • ►  julho (7)
    • ►  junho (3)
    • ►  maio (2)
    • ►  abril (10)
    • ►  março (12)
    • ►  fevereiro (5)
  • ►  2015 (35)
    • ►  dezembro (13)
    • ►  novembro (14)
    • ►  julho (3)
    • ►  janeiro (5)
  • ►  2014 (110)
    • ►  dezembro (3)
    • ►  novembro (4)
    • ►  setembro (2)
    • ►  agosto (16)
    • ►  julho (12)
    • ►  junho (15)
    • ►  maio (42)
    • ►  abril (5)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (6)
    • ►  janeiro (4)
  • ►  2013 (9)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  novembro (2)
    • ►  setembro (1)
    • ►  julho (2)
  • ►  2012 (2)
    • ►  dezembro (2)

Colaboradores

  • ADRIAN NORBERTO UNZUÉ MIHANOVICH
  • ADRIANO WELLINGTON BURGAUER
  • ALEJANDRO CARNEVALE
  • ALEX MARIO VALLE LYNCH
  • ALEXANDRE MARIO BENEDETTO LYNCH
  • AMÉRICO HILDO TORNESSE
  • ARIEL MESSIAS GUZMANN
  • AÍRTON JOÃO PONCE DE LEON
  • CARLOS ALBERTO FÜRKOM
  • CARLOS CAMILO BRITO BENEDETTO
  • CHANG CHEN LEE (CHINA -BRASIL)
  • DANILO ELISEU BAUER (GAÚCHO ALEMÃO BRASILEIRO)
  • DANILO ELISEU BAUER JUNIOR(GAÚCHO DO BRASIL)
  • DENIS ÁLVARO FEITOSA PERAZZO
  • ELIAS EDUARDO KARAM
  • FLAVIO LEOPOLDO RANGEL MENDONÇA
  • GEDEÓN JUAREZ COHEN(HEBREU BRASILEIRO DO PARÁ)
  • GERENCIAMENTO DE RISCO
  • HUGO RAMIRO MIHANOVICH
  • HUGO RAFAEL LYNCH HIRIART
  • JOÃO CARLOS PONCE DE LEÃO
  • JULIO VICTOR MELO BEZERRA CONTI
  • KIM IL SONG (O BRASILEIRO COREANO)
  • LAURO MARCELO SOTERO TENÓRIO
  • LEONARDO VINICIUS LOBATO GURGEL RN
  • LINDENBERG FRANK BURGAUER
  • MARCOS ALEXANDRE BORGES DE MEDEIROS-BENEDETTO(O GAUCHO BRASILEIRO DA FRONTEIRA)
  • MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
  • MAURO CAMILO BRITO GARGANTINI (GAÚCHO DO PAMPA BRASIL)
  • RAMIRO HUDSON VIEIRA SANTANA
  • RAUL EDUARDO VIEIRA SANTANA
  • RAUL VALENTIN LYNCH HIRIART
  • RENATO HANS SCHWEIGMANN
  • ROBERTO MARIO BAGGIO
  • RONNI RAFAEL COHEN(O HEBREU PARAENSE)
  • ROSA DO CARMO HILDALGO SZILAGY MORELLI(ROSA SZILAGY)
  • SATURNINO ROBERTO UNZUÉ ALVARADO
  • SONIA ALFARO E HILDO ELOIR FERRONATO
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • VALERIO EDUARDO TORRES ARAGÃO
  • VALERIO ROBERTO TORRES ARAGÓN
  • VICTOR HUGO VIEIRA SANTANA
  • VICTOR AUGUSTO BENEDETTO LAPLACE
  • VICTOR HUGO BENEDETTO(O GAÚCHO)

Páginas

  • Início
ciencia-tecnologia-transportes-logistica. Tema Simples. Tecnologia do Blogger.