ciencia-tecnologia-logística-transportes-inovação-comunicações

ciência-tecnologia-logística-transportes science-technology-logistics-transport science-technologie-logistique-transports Wissenschaft-Technologie-Logistik-Verkehr wetenschap-technologie-logistiek-transport العلوم، التكنولوجيا اللوجستية والنقل מדע-לוגיסטיקה-טכנולוגיה-תחבורה научно-технологические-логистический-транспортная 科学 - 技术 - 物流运输 विज्ञान-प्रौद्योगिकी-रसद-परिवहन science-teknologi-logistik-transport

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Entidades do setor de trilhos contestam opção pelo BRT no lugar do VLT no Mato Grosso

 

Visualize esta mensagem pelo navegador

ABIFER NA MÍDIA
 

Entidades do setor de trilhos contestam opção pelo BRT no lugar do VLT no Mato Grosso

 

Presidente da Abifer, Vicente Abate, rebate apresentação de Mauro Mendes e diz que decisão do governador foi unilateral


Dizendo manifestar a posição de várias entidades representativas da engenharia e do setor de trilhos do país, o diretor do SIMEFRE (Sindicato Interestadual de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários) e presidente da ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), expressou ao Diário do Transporte a indignação diante dos argumentos utilizados pelo Governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), para justificar a opção por um BRT (Bus Rapid Transit) em lugar do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) entre Cuiabá e Várzea Grande.

Além das duas entidades, Abate disse representar ainda a Aeamesp (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô), Alaf (Associação Latino-Americana de Ferrovias), ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos) e Instituto de Engenharia.

Abate começa contando que as entidades pediram uma audiência ao Governador do MT no dia 13 de outubro deste ano. “Pedimos e cobramos três vezes, e não obtivemos resposta”, ele conta.

O objetivo do encontro seria apresentar ao Governador a posição de especialistas do setor sobre as possibilidades de retomada do VLT de Cuiabá.

“Foram dois meses sem resposta ao nosso pedido de audiência, o que nos leva a deduzir que ele tenha tomado essa decisão sem falar com a sociedade, sem falar com especialistas”, conclui Vicente Abate.

Ele critica principalmente o relatório apresentado na coletiva desta segunda-feira, utilizado para justificar a descontinuidade do VLT e a opção pelo BRT.

“É um relatório vergonhoso. Se eu tivesse escrito algo daquela natureza, eu teria vergonha de apresentar em público”, afirma.

Vicente Abate afirma que a maioria das comparações feitas no relatório apontam “com erros grosseiros” o que, segundo o Governo do MT, seriam as vantagens da opção do BRT sobre o VLT.

“O relatório feito pela Semob por um Grupo de Trabalho constituído para esse fim há cerca de um ano era favorável ao VLT. Hoje já não sei afirmar, as coisas mudam de maneira brusca”, diz Abate.

Ele se refere a uma Portaria do então Secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semob), Jean Pejo, publicada em 12 julho de 2019, criando um Grupo de Trabalho (GT) para estudar e analisar alternativas de solução à reestruturação do VLT de Cuiabá e Várzea Grande.

O GT foi composto por representantes da Semob, do Governo do Estado do Mato Grosso e da Caixa Econômica Federal.

Abate informa que o relatório foi concluído, mas seu resultado não foi divulgado na época.

O presidente da Abifer dá alguns exemplos do que ele chama de “absurdos” no relatório apresentado.

“Ele fala [o governador] que o custo da conclusão da obra do BRT é de R$ 430 milhões com a aquisição dos 54 ônibus elétricos. E o custo do VLT ele fala em R$ 763 milhões. Eu não vou questionar o custo do VLT, mas sim o do BRT: ele precisa multiplicar este valor por três, porque o ônibus elétrico tem vida útil de 10 anos, enquanto a vida útil do VLT é de 30 anos”, ele afirma.

Outro ponto que Abate estranhou no relatório é quanto ao tempo estimado para publicação do edital para licitar as obras. Enquanto para o BRT foi apontado que o edital estaria pronto em maio de 2021, para o VLT seria junho de 2022. “Baseado em que?”, questiona o presidente da Abifer.

“Quanto ao tempo de implantação o Governador afirmou que são 24 meses para o BRT e o dobro do tempo para o VLT”, diz Abate. ´

“Isso dá a nítida impressão de algo dirigido”, ele diz.

Quanto ao número de veículos, o presidente da Abifer diz que o Governador cometeu uma inverdade na apresentação. “Ele diz que são 54 veículos incluindo quatro reservas no caso do BRT. No caso do VLT ele fala em 29. Na verdade são 40 trens com sete módulos cada que já estão lá, e isso dá inclusive reflexo na quantidade de pessoas transportadas”, diz Abate.

Ele diz que essa diferença implica em mudanças no item de passageiros transportados. “O Governador fala que o número de passageiros transportados no BRT é 155 mil, e no VLT 118 mil… Não dá para entender”, ele lamenta.

O presidente da Abifer vai nessa toada apontando ponto a ponto as comparações entre os modais feita na coletiva de ontem, mostrando que em todos os itens o BRT sempre surge como a melhor opção, sem qualquer fundamentação técnica, segundo ele.

“Só tem quatro itens no final do relatório em que os dois modais têm a mesma performance: o ruído baixo, terminais climatizados, climatização dos veículos e acessibilidade".

Ele conclui classificando o processo de escolha como “um acinte”.

Vicente Abate diz que as entidades que nominou, e que não foram atendidas em audiência pelo Governador, vão se manifestar publicamente contra a decisão.


FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO MATO GROSSO MANIFESTA APOIO AO BRT

O Portal do Governo do Mato Grosso traz hoje a manifestação do presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo Oliveira, elogiando o Governo de Mato Grosso na de substituir a execução das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) pela implantação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT).

“Quero declarar meu total apoio à decisão da troca do VLT pelo BRT. O Governo do Estado acertou fortemente em fazer uma nova proposta mais moderna, mais adequada e que vai trazer maior conforto ao usuário do transporte coletivo, sem que isso traga custos maiores à sociedade”, afirmou.

O presidente da Fiemt afirma que o estudo técnico que orientou a decisão foi elaborado pelo Governo de Mato Grosso e pelo Grupo Técnico criado na Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana. Ou seja, a nova versão do relatório do GT, se é que houve uma primeira versão oficial, concluiu pelo BRT como a melhor opção, segundo a versão do presidente da Fiemt.

 

Originalmente publicado no site Diário do Transporte
em 22/novembro/2020.

Copyright © 2020 ABIFER, Todos os Direitos Reservados.

Deseja modificar a maneira que recebe estes e-mails?
Você pode atualizar seu perfil ou sair da lista.

Associação Brasileira da Indústria Ferroviária - ABIFER
Avenida Paulista, 1313 | 8º andar | conj. 801
CEP 01311-923 | Bela Vista | São Paulo, SP
Tel.: (11) 3289-1667 | comunicacao@abifer.org.br
ResponderEncaminhar
Postado por MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH às 11:27
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Denunciar abuso

Facebook-Profilbanner

Steffen Volker HerrMann

Erstelle dein Profilbanner
Powered By Blogger

Minha lista de blogs

Minha lista de blogs

ciencia-tecnologia-transportes-logistica

ciencia-tecnologia-transportes-logistica

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

Postagens populares

  • Viaje de Trem: Talgo liga New Delhi a Mumbai em 12 horas
    Viaje de Trem: Talgo liga New Delhi a Mumbai em 12 horas : Em fase de teste, um trem Talgo (fabricado na Espanha) conseguiu ligar as duas ci...
  • Viaje de Trem: Alstom vai lançar primeiro trem movido a célula de...
    Viaje de Trem: Alstom vai lançar primeiro trem movido a célula de... : A Alstom está anunciando para o ano este final de 2016 o lançamento d...
  • Atenção se volta para o Complexo Intermodal de Rondonópolis | A TRIBUNA – O melhor jornal da região
    Atenção se volta para o Complexo Intermodal de Rondonópolis | A TRIBUNA – O melhor jornal da região
  • O Planeta Vermelho dá as boas-vindas à ExoMars
    O Planeta Vermelho dá as boas-vindas à ExoMars : Marte visto pela webcam do satélite Mars Express da ESA a 16 de Outubro de 2016, como uma o...
  • ABIFER News 10/06/2021
      Primeiro encontro das associadas ABIFER com a BAMIN Na manhã da última terça-feira, 8, a Bahia Mineração – BAMIN, que atua no Brasil há ma...
  • Noruega compra território em ponto estratégico do Ártico
    Noruega compra território em ponto estratégico do Ártico
  • Jordânia construirá 'canal da paz' entre Mar Morto e Mar Vermelho - Portal Vermelho
    Jordânia construirá 'canal da paz' entre Mar Morto e Mar Vermelho - Portal Vermelho : O primeiro-minstro da Jordânia, Abdullah al-Nu...
  • FERROVIA TRANS OCEÂNICA A PASSOS LARGOS
    Agora vai: Projeto da Ferrovia Transoceânica a passos largos Posted on  8 de abril de 2016  by  Romerito Aquino Com 4,4 mil quilômetro...
  • Parabéns VLT Carioca!
      Copyright © 2021 ABIFER, Todos os direitos reservados. Você está na lista "ABIFER News" pois se cadastrou na mesma através do po...
  • Engenharia Blog
      Desenvolvimento Pessoal e Profissional: O ciclo da vida humana em quatro fases Posted: 08 Feb 2021 09:17 AM PST Dizem que as pessoas são s...

ciencia-tecnologia-transportes-logistica

ciencia-tecnologia-transportes-logistica

  • ►  2021 (148)
    • ►  junho (57)
    • ►  maio (13)
    • ►  janeiro (78)
  • ▼  2020 (494)
    • ▼  dezembro (97)
      • JUSTIFICATIVAS AS MINHAS SUGESTÕES ENVIADAS NESTE ...
      • uma parceria MINFRA,TOCANTINS,MATO GROSSO
      • Com mais sete nomes, Dário completa equipe do prim...
      • ABIFER NA MÍDIA - "Mesmo com boom de projetos, ass...
      • Mato Grosso não deve apostar tudo na Ferrogrão, di...
      • FINONE - FERROVIA DE INTEGRAÇÃO NORTE NORDESTE
      • INTEGRAÇÃO FERROVIÁRIA DO MERCOSUL
      • Terminal Ferroviário de Rondonópolis
      • Terminal em Rondonópolis (MT) elevará armazenagem ...
      • Rússia inventa nova maneira de cultivar vegetais n...
      • Empresários querem trilhos da Ferronorte até o Dis...
      • Ferronorte: Extensão até Cuiabá será tema de reuni...
      • Empresa confirma construção de terminal em Cuiabá ...
      • Vídeo: Satélite construído no Brasil para proteger...
      • Empresa confirma construção de terminal em Cuiabá ...
      • India pondrá en marcha su primer tren bala
      • Após 14 anos de obras, duplicação da ERS-118 é ina...
      • CONEXÃO RODOVIÁRIA E FERROVIÁRIA TRANS AMÉRICA NOR...
      • Cazaquistão recebe luz verde para compra de aerona...
      • Marinha do Chile recebe primeiro helicóptero H125 ...
      • Veículo blindado poderá atravessar rios e lagos e ...
      • TRANS AMERICA NORTE SUL
      • CARGO NEWS ONLINE - 24/12/20
      • Sistema Ouvidoria - Solicitação de Informação Comp...
      • Entidades do setor de trilhos contestam opção pelo...
      • CARGO NEWS ONLINE - 23/12/20
      • RESPOSTA MINFRA 1
      • ZEP MARABÁ/PARAUAPEBAS PA
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • Artigo: "TAV (Trem de Alta Velocidade) – AVE (Alta...
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • CARGO NEWS ONLINE - 22/12/20
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • CARGO NEWS ONLINE - 21/12/20
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • NOVOS RAMAIS COMPLEMENTARES Á FERROVIA TRANS NORDE...
      • RESTRUTURAR A FERROVIA VITORIA MINAS COMO VITORIA-...
      • Gulfstream entrega primeiro G600 certificado pela ...
      • Consórcio vence leilão da RS-287 com pedágio a R$ ...
      • Notícias do Mercado 18/12/2020
      • Argentina fecha acordos com a China, mas 'contrapa...
      • CARGO NEWS ONLINE - 18/12/20
      • FERROVIA PARÁ MATO GROSSO RESPOSTA DA ASSESSORIA D...
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • Tarcísio de Freitas no Webinar nos Trilhos
      • Encontro Internacional - Webinar IE: Retorno segur...
      • Encontro Internacional - Webinar IE: Retorno segur...
      • Blues e Greens Bonds para redesenvolver o Brasil |...
      • Comboio que liga Madrid à China passará a servir t...
      • Ligação directa China-Europa: primeiro comboio de ...
      • Eurostar quer ligar Londres a Portugal com comboio...
      • CARGO NEWS ONLINE - 17/12/20
      • FERROVIA PARÁ-MATO GROSSO
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • Caos político e morte | Prefeito reeleito de Guaru...
      • MAPA DA FERROVIA PARÁ
      • Governo garante início da Ferrovia Pará em 2021, o...
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • Parabéns Metrô DF!
      • Renováveis e gás natural lideram expansão no PDE 2030
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • ABIFER News 14/12/2020
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • Petróleo ainda reina, mas renováveis pressiona e g...
      • A produtora de biocombustíveis UISA fará investime...
      • Parabéns SAE Brasil!
      • Notícias do Mercado 11/12/2020
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • Mercado solar eletrônico é apresentado no Brasil e...
      • Ganhe Dinheiro com Energia Solar - Saiba como!
      • Notícias do Mercado 17/07/2020
      • Fábrica da Jeep será abastecida por energia solar
      • ASPEN "Os Grandes Desafios e Mudanças do E-Commerc...
      • Notícias do Mercado 24/07/2020
      • Notícias do Mercado 28/07/2020
      • Projeto de ferrovia estima investimentos iniciais ...
      • Notícias do Mercado 21/07/2020
      • Parabéns APMF!
      • Notícias do Mercado 08/12/2020
      • CavokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e Foto...
      • 6ª Semana da Qualidade AmstedMaxion "Mercado Ferro...
      • Argentina construirá estações terrestres do sistem...
      • Brasil triplica produção de energia solar nos telh...
      • Notícias do Mercado 04/08/2020
      • Notícias do Mercado 07/08/2020
      • Notícias do Mercado 14/08/2020
      • Artigo: REFLEXÕES ACERCA DO SETOR FERROVIÁRIO E O ...
      • Notícias do Mercado 18/08/2020
      • Notícias do Mercado 11/08/2020
      • ASPEN Logística e Mobilização em Tempos de Guerra ...
      • Notícias do Mercado 21/08/2020
      • Nossas últimas histórias sobre ciência e tecnologia
      • Notícias do Mercado 04/12/2020
      • Notícias do Mercado 01/12/2020
    • ►  novembro (8)
    • ►  outubro (1)
    • ►  julho (37)
    • ►  junho (26)
    • ►  maio (44)
    • ►  abril (122)
    • ►  março (96)
    • ►  fevereiro (25)
    • ►  janeiro (38)
  • ►  2019 (553)
    • ►  dezembro (39)
    • ►  novembro (64)
    • ►  outubro (75)
    • ►  setembro (68)
    • ►  agosto (30)
    • ►  julho (8)
    • ►  junho (1)
    • ►  maio (26)
    • ►  abril (6)
    • ►  março (60)
    • ►  fevereiro (137)
    • ►  janeiro (39)
  • ►  2018 (91)
    • ►  dezembro (46)
    • ►  novembro (10)
    • ►  setembro (3)
    • ►  agosto (13)
    • ►  julho (6)
    • ►  maio (4)
    • ►  abril (5)
    • ►  março (3)
    • ►  fevereiro (1)
  • ►  2017 (54)
    • ►  dezembro (3)
    • ►  novembro (13)
    • ►  outubro (4)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (29)
    • ►  maio (3)
    • ►  março (1)
  • ►  2016 (76)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (11)
    • ►  setembro (17)
    • ►  agosto (4)
    • ►  julho (7)
    • ►  junho (3)
    • ►  maio (2)
    • ►  abril (10)
    • ►  março (12)
    • ►  fevereiro (5)
  • ►  2015 (35)
    • ►  dezembro (13)
    • ►  novembro (14)
    • ►  julho (3)
    • ►  janeiro (5)
  • ►  2014 (110)
    • ►  dezembro (3)
    • ►  novembro (4)
    • ►  setembro (2)
    • ►  agosto (16)
    • ►  julho (12)
    • ►  junho (15)
    • ►  maio (42)
    • ►  abril (5)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (6)
    • ►  janeiro (4)
  • ►  2013 (9)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  novembro (2)
    • ►  setembro (1)
    • ►  julho (2)
  • ►  2012 (2)
    • ►  dezembro (2)

Colaboradores

  • ADRIAN NORBERTO UNZUÉ MIHANOVICH
  • ADRIANO WELLINGTON BURGAUER
  • ALEJANDRO CARNEVALE
  • ALEX MARIO VALLE LYNCH
  • ALEXANDRE MARIO BENEDETTO LYNCH
  • AMÉRICO HILDO TORNESSE
  • ARIEL MESSIAS GUZMANN
  • AÍRTON JOÃO PONCE DE LEON
  • CARLOS ALBERTO FÜRKOM
  • CARLOS CAMILO BRITO BENEDETTO
  • CHANG CHEN LEE (CHINA -BRASIL)
  • DANILO ELISEU BAUER (GAÚCHO ALEMÃO BRASILEIRO)
  • DANILO ELISEU BAUER JUNIOR(GAÚCHO DO BRASIL)
  • DENIS ÁLVARO FEITOSA PERAZZO
  • ELIAS EDUARDO KARAM
  • FLAVIO LEOPOLDO RANGEL MENDONÇA
  • GEDEÓN JUAREZ COHEN(HEBREU BRASILEIRO DO PARÁ)
  • GERENCIAMENTO DE RISCO
  • HUGO RAMIRO MIHANOVICH
  • HUGO RAFAEL LYNCH HIRIART
  • JOÃO CARLOS PONCE DE LEÃO
  • JULIO VICTOR MELO BEZERRA CONTI
  • KIM IL SONG (O BRASILEIRO COREANO)
  • LAURO MARCELO SOTERO TENÓRIO
  • LEONARDO VINICIUS LOBATO GURGEL RN
  • LINDENBERG FRANK BURGAUER
  • MARCOS ALEXANDRE BORGES DE MEDEIROS-BENEDETTO(O GAUCHO BRASILEIRO DA FRONTEIRA)
  • MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
  • MAURO CAMILO BRITO GARGANTINI (GAÚCHO DO PAMPA BRASIL)
  • RAMIRO HUDSON VIEIRA SANTANA
  • RAUL EDUARDO VIEIRA SANTANA
  • RAUL VALENTIN LYNCH HIRIART
  • RENATO HANS SCHWEIGMANN
  • ROBERTO MARIO BAGGIO
  • RONNI RAFAEL COHEN(O HEBREU PARAENSE)
  • ROSA DO CARMO HILDALGO SZILAGY MORELLI(ROSA SZILAGY)
  • SATURNINO ROBERTO UNZUÉ ALVARADO
  • SONIA ALFARO E HILDO ELOIR FERRONATO
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • VALERIO EDUARDO TORRES ARAGÃO
  • VALERIO ROBERTO TORRES ARAGÓN
  • VICTOR HUGO VIEIRA SANTANA
  • VICTOR AUGUSTO BENEDETTO LAPLACE
  • VICTOR HUGO BENEDETTO(O GAÚCHO)

Páginas

  • Início
ciencia-tecnologia-transportes-logistica. Tema Simples. Tecnologia do Blogger.