Statement from Navy Authority regarding the recent Oil Spill in Brazilian Shores
[Versão em português abaixo!]
Below is the recent statement given by the Brazilian Navy Authority:
"From the joint and coordinated work between the Brazilian Navy and the Federal Police, with the support of national and foreign institutions, it was possible to advance the investigations into the cause of the appearance of oil spills that reached the northeastern shores, since August 30.
Studies carried out by the Navy Hydrography Center, together with universities and research institutions, made it possible to determine an initial area of possible occurrence of oil disposal, guiding the initial research efforts.
From this initial area, and with data on maritime traffic obtained from the Integrated Maritime Safety Center (CISMAR), the Brazilian Navy reached a number of 1,100 vessels, with a subsequent refinement of 30 tankers.
At the same time, the Federal Police (PF), through geointeligence, identified a satellite image of July 29, related to an oil spill located 733.2 km (about 395 nautical miles) east of the state of Paraíba. This image was compared with images from earlier dates where no spots were identified.
The oil collected on the shore of the northeastern coast has been subjected to various analyzes in laboratories that have proven to originate from oil fields in Venezuela.
This information was supplemented by verification of other parameters such as cargo, port of origin, travel route and shipowners' information.
Of the 30 suspected vessels, a Greek-flagged tanker was navigating the spot, on the date considered, carrying crude oil from Venezuela's “SAN JOSÉ” to South Africa. Satellite images, associated with the above data, point this ship as the prime suspect.
CISMAR's follow-up attests that the vessel kept its monitoring systems powered (Automatic Identification System - AIS) and there was no communication to the Brazilian Maritime Authority about the spill in question.
During the investigation, vessels that did not transmit their location systems (AIS), known as “Dark Ships”, were also evaluated. However, after verification of satellite images, they were not correlated with this occurrence.
Investigations continue to identify the circumstances and factors involved in this spill (whether accidental or intentional), the dimensions of the original oil spill, as well as to measure the volume of oil spilled, to estimate the likelihood of residual oils, and to ratify the pattern of spill observed dispersion.
The unprecedented occurrence required the establishment of its own research protocol, requiring the integration and coordination of different organizations and sectors of society.
The Brazilian Navy, the Federal Police, and other collaborators will continue to conduct the investigation until all issues involved are clarified".
Source: Official Note from the Ministry of Defense, Brazilian Navy and Federal Police
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Declaração da Marinha sobre o recente derramamento de óleo no litoral brasileiro
Abaixo está a recente declaração da Marinha do Brasil:
"A partir do trabalho, conjunto e coordenado, entre a Marinha do Brasil e a Polícia Federal, com apoio de instituições nacionais e estrangeiras, foi possível o avanço das investigações sobre a causa do aparecimento das manchas de óleo que atingiram o litoral nordestino, desde 30 de agosto.
Estudos realizados pelo Centro de Hidrografia da Marinha, junto a universidades e instituições de pesquisa, possibilitaram a determinação de uma área inicial de possível ocorrência do descarte de óleo, orientando os esforços iniciais da investigação.
A partir dessa área inicial, e com dados sobre o tráfego marítimo obtidos pelo Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR), a Marinha do Brasil chegou a um número de 1100 navios, havendo, posteriormente, um refinamento para 30 navios-tanque.
Paralelamente, a Polícia Federal (PF), por meio de geointeligência, identificou uma imagem satélite do dia 29 de julho de 2019, relacionada a uma mancha de óleo, localizada 733,2 km (cerca de 395 milhas náuticas) a leste do estado da Paraíba. Essa imagem foi comparada com imagens de datas anteriores, em que não foram identificadas manchas.
O óleo coletado nas praias do litoral nordestino foi submetido a várias análises em laboratórios que comprovaram ser originário de campos petrolíferos da Venezuela.
Essas informações foram complementadas pela verificação de outros parâmetros, como carga, porto de origem, rota de viagem e informações dos armadores.
Dos 30 navios suspeitos, um navio tanque de bandeira Grega encontrava-se navegando na área de surgimento da mancha, na data considerada, transportando óleo cru proveniente do terminal de carregamento de petróleo “SAN JOSÉ”, na Venezuela, com destino à África do Sul. Imagens de satélite, associadas aos dados acima, apontam esse navio como o principal suspeito.
O acompanhamento do CISMAR atesta que aquele navio manteve seus sistemas de monitoramento alimentados (Automatic Identification System – AIS) e não houve qualquer comunicação à Autoridade Marítima do Brasil sobre o derramamento em questão.
Durante a investigação, também foram avaliados navios que não transmitiam com seus sistemas de localização (AIS), conhecidos como “Dark Ships”. Entretanto, após verificação de imagens satelitais, não foram correlacionados a essa ocorrência.
As investigações prosseguem, visando identificar as circunstâncias e fatores envolvidos nesse derramamento (se acidental ou intencional), as dimensões da mancha de óleo original, assim como mensurar o volume de óleo derramado, estimar a probabilidade de existência de manchas residuais e ratificar o padrão de dispersão observado.
O ineditismo dessa ocorrência exigiu o estabelecimento de protocolo próprio de investigação, demandando a integração e coordenação de diferentes organizações e setores da sociedade.
A Marinha do Brasil, a Polícia Federal e demais colaboradores permanecerão conduzindo a investigação até que todas as questões envolvidas sejam elucidadas".
Fonte: Nota oficial do Ministério da Defesa, Marinha do Brasil e Polícia Federal
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