DCI: "FALTA DE VONTADE POLÍTICA DEIXA TREM INTERCIDADES NO LIMBO"
REBECCA EMY • SÃO PAULO
Publicado em 19/02/19 às 05:00
As relações políticas entre municípios e as pausas e retomadas do projeto Trem Intercidades (TIC) nas diferentes gestões do governo do Estado e das cidades colaboraram para que os processos de implementação da iniciativa perdurassem por seis anos.
A conclusão é da diretora executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Roberta Marchesi. “Um projeto como esse que envolve um trem de alta velocidade, uma distância maior entre as estações e uma relação entre diversos municípios é difícil de manter todas as gestões de governo interessadas”, diz.
O TIC voltou para as pautas de prioridade do governo do Estado na gestão de João Doria, que reiniciou as reuniões de viabilização do projeto junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O projeto tem o objetivo de ligar a capital de São Paulo com os municípios de Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos, Campinas, Sumaré, Nova Odessa e Americana, totalizando nove estações e 135 quilómetros de extensão. Foi uma das principais bandeiras da gestão do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) entre 2011 e abril de 2018, mas nunca saiu do papel.
Leia a matéria completa clicando aqui.
COMENTÁRIOS