TAPURAH (MATO GROSSO)BRASIL , 02-12-2015
ASSUNTO:
VIABILIDADE DA FERROVIA URUGUAI+ARGENTINA+BRASIL SUDOESTE XINGU EM PORTUGUÊS
EXMO SR PRESIDENTE ELEITO DA ARGENTINA
DR MAURICIO MACRI
EXMO SR PRESIDENTE DE URUGUAI
DR RAMON TAVARES VASQUEZ
EXMO SR GOVERNADOR DE RIO GRANDE DO SUL (BRASIL)
DR JOSÉ IVO SARTORI
EXMO SR GOVERNADOR DA PROVÍNCIA ARGENTINA DE E CORRIENTES
EXMO SR GOVERNADOR DE SANTA CATARINA (BRASIL)
SR RAIMUNDO COLOMBO
EXMO SR GOVERNADOR DE PARANÁ(BRASIL)
SR BETO RICHA
EXMO SR GOVERNADOR DE MATO GROSSO DO SUL (BRASIL)
DR REINALDO AZAMBUJA
EXMO SR GOVERNADOR DE MATO GROSSO (BRASIL)
DR PEDRO TAQUES
EXMO SR GOVERNADOR DE PARÁ (BRASIL) SR SIMON JATENE
AOS MINISTÉRIOS DE TRANSPORTES DE BRASIL ARGENTINA E URUGUAI
A AGENCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES DO BRASIL
EXMO SR PRESIDENTE DA FERROESTE PARANÁ
EXMO SRES PARLAMENTARES DE MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL
APRESENTAÇÃO:
Já existe 600 quilômetros de FERROVIA em URUGUAI de MONTEVIDÉU -PAYSANDÚ-BELLA UNIÓN
Também 760 quilômetros entre BUENOS AIRES E PASO DE LOS LIBRES dos 1600 de BUENOS AIRES-POSADAS-ASSUNÇÃO (PARAGUAI). tendo conexão na ponte INTERNACIONAL PASO DE LOS LIBRES URUGUAIANA no RIO URUGUAI seria unificado todo em BITOLA LARGA de 1 metros colocando bitola mista de 1,43 metros+1,60 metros na FERROVIAS URUGUAIAS E ARGENTINA MESOPOTÂMICA GENERAL URQUIZA
PROPOSTAS :
I TRECHO de 880 quilômetros de BELLA UNIÓN/BARRA DO QUARAÍ(FRONTEIRA URUGUAI -BRASIL) a URUGUAIANA -ITAQUI -SÃO BORJA -SANTA ROSA (RS)- CHAPECÓ(SC) CASCAVEL(PR) ,podendo ter em SANTA ROSA e SÃO BORJA conexão a PORTO ALEGRE ,RIO GRANDE e PELOTAS ; em URUGUAI MARGEM LESTE DOS RIOS URUGUAI E PRATA portos fluviais com águas profundas para navios de ultramar em SALTO, PAYSANDÚ,FRAY BENTOS,NUEVA PALMIRA e MONTEVIDÉU; na PROVÍNCIA DE ENTRE RIOS no RIO URUGUAI portos de ultramar em CONCÓRDIA-CONCEPCIÓN DEL URUGUAY- GUALEGUAYCHU ; na margem do RIO PARANÁ LADO LESTE os portos de CUIDAD DE PARANÁ ,VICTORIA E IBICUY , permitindo uma alternativa para a produção de grãos em especial soja e milho de RIO GRANDE DO SUL,SANTA CATARINA,PARANÁ, MATO GROSSO DO SUL E MATO GROSSO exportem ao exterior pelos ,portos de URUGUAI e a PROVÍNCIA ARGENTINA DE ENTRE RIOS.
II ETAPA seriam 700 quilômetros de CASCAVEL (PR)a DOURADOS-MARACAJU-CAMPO GRANDE (MS) .
III ETAPA :415 quilômetros de CAMPO GRANDE -JARAGUARI-BANDEIRANTES-SÃO GABRIEL DO OESTE- RIO VERDE-COXIM-PEDRO GOMES-SONORA(MS)-OURO BRANCO DO SUL(MT). para ligar a FERROVIA já existente SANTOS(SP)-OURO BRANCO DO SUL-RONDONÓPOLIS (MT) onde encontraria a FERRO NORTE futura ligação a PORTO VELHO(RO) no RIO MADEIRA afluente do AMAZONAS e MIRIBITUBA E SANTARÉM(PARÁ) no RIO TAPAJOZ afluente do AMAZONAS .
IV ETAPA : 400 quilômetros de RONDONÓPOLIS(MT) -POXORÉO- PRIMAVERA DO LESTE-PARANATINGA-SANTIAGO DO NORTE(MT) ,onde encontraria a FUTURA FERROVIA TRANS OCEÂNICA que ligará LIMA( PERU) a RIO DE JANEIRO(BRASIL) cujo interesse da CHINA em patrocinar .
V ETAPA: de 800 quilômetros de PARANATINGA(MT)-CANARANA- QUERENCIA-SÃO JOSÉ DO XINGU-SANTA CRUZ DO XINGU.
VI ETAPA de 1800 quilômetros de SANTA CRUZ DO XINGU(MT) -SÃO FELIZ DO XINGU(PA)-ALTAMIRA(PA) no rio XINGU com porto para navios de ultramar .
CONCLUSÕES :
LIGARIA AS GRANDES BACIAS DOS RIOS DO PRATA E AMAZONAS pelos seus afluentes facilitaria p-ara MATO GROSSO e MATO GROSSO DO SUL poder exportar tanto por URUGUAI e ARGENTINA assim como pelo ESTADO DE PARÁ(BRASIL)