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segunda-feira, 30 de setembro de 2019

CONEXÃO DA FERROVIA NORTE SUL DO BRASIL COM PAÍSES VIZINHOS

CONEXÃO DA FERROVIA NORTE SUL DO BRASIL COM PAÍSES VIZINHOS
AUTORIA: MARIO ALBERTO BENEDETTO LNCH
MARABÁ(PA)BRASIL,2 DE SETEMBRO DE 2019

APRESENTAÇÃO:
Lembrando a entrevista conjunta em agosto de 2019 do Ministro da Infra Estrutura Engenheiro TARCÍSIO  GOMES DE FREITAS ao lado da MINISTRA DA AGRICULTURA SRA TERESA CRISTINA á RADIO VOZ DO BRASIL , que A FERROVIA NORTE SUL  DO BRASIL será a NOVA ESPINHA DORSAL DO BRASIL interligando a princípio SANTOS  SP a SÃO LUIZ MA pela atual conexão já funcionando de AÇAÍLANDIA MA a ESTRELA DO OESTE SP . Futuramente  ligará BELÉM/BARCARENA PA  a RIO GRANDE RS  num total de 4700 km .Sendo muito importNTE A PRIVATIZAÇÃO DO TRECHO DE 1500  KM DE PORTO NACIONAL TO a ESTRELA DO OESTE SP.
AS PENDENCIAS :
De um lado aínda estão pendentes 500 km de AÇAÍLANDIA MA a BELÉM/BARCARENA PA  em sentido norte .
Existe o projeto do ramal SUL MATOGROSSENSE da FERROVIA NORTE SUL que ligará futuramente ESTRELA DO OESTE SP a PORTO MURTINHO MS no RIO PARAGUAI com porto de navegação de porte médio;essse ramal seguiria de ESTRELA DO OESTE SP a BRASILÂNDIA MS,ANGÉLICA MS,DOURADOS MS PORTO MURTINHO MS na fronteira com PARAGUAI .
Existe um projeto em sentido sul  de extender a LONDRINA PR seguindo a PONTA GROSSA PR pelos trilhos já existente debitola estreita de 1 metro que seria colocado um terceiro trilho  ,já que  A FERROVIA NORTE SULé de bitola larga de 1,60 metro,aínda existe uma discussão de como será o traçado entre PONTA GROSSA PR e RIO GRANDE RS ,uns defendem um novo traçado acompanhando a BR 153  a CACHOEIRA DO SUL ,ate BAGÉ RS onde encontraria o ramal URUGUAIANA RS –CACEQUI RS –SÃO GABRIEL RS-DOM PEDRITO RS-BAGÉ RS-PELOTAS RS-RIO GRANDE RS;outros defendem aproveitar o traçado dos trilhos já existentes entre PONTA GROSSA OS-VIDEIRA SC-CRUZ ALTA RS-TUPANCIRETÃ RS-GETULIO VARRGAS RS-SANTA MARIA RS que seria o mais recomendado pois neste caso  seria restruturar o  ramal já existente e colocar um terceiro trilho,para ser aberto a SÃO GABRIEL RS encontrando  O RAMAL  JÁ MENCIONADO URUGUAIANA-RIO GRANDE .

AS MINHAS RECOMENDAÇÕES COMO CIDADÃO COMUM:
1)Independente se o traçado for PONTA GROSSA-BAGÉ ou PONTA GROSSA –SANTA MARIA RS,eu recomendo que seja colocado um terceiro trilho 1 metro+1,60 metros entre PONTA GROSSA PA-SANTA MARIA RSCACEQUÍ RS-URUGUAIANA RS assim como  CACEQUI RS SANTANA DO LIVRAMENTO RS com isso poderia se conveersar com O GOVERNO URUGUAIO para colocar bitola de 1,60 metros assunto já assinado varias vezes entre SANTANA DO LIVRAMENTO RS  BRASIL/RIVERA URUGUAI ate MONTEVIDÉU URUGUAI com isso se estabeleceria uma ponte entre O PRATA EM MONTEVIDÉU URUGUAI E BARCARENA PA BRASIL assim como conectado á FERROVIA DE CARAJÁS  seria ligado MONTEVIDÉU-URUGUAI a SÃO LUIZ MA BRASIL .
2)A ARGENTINA 80 % é bitola larga em especial AS FERROVIAS MITRE-ROCA-SARMEINTO-SAN MARTIN ,enquanto A FERROVIA MESOPOTÁMICA GENERAL URQUIZA é bitola média junto com as ferrovias do URUGUAI e a CENTRAL PARAGUAI que liga POSADAS/ENCARNACIÓN
(ARGENTINA-PARAGUAI) a ASSUNÇÃO- PARAGUAI, sendo que em 1980 OS PRESIDENTES JORGE RAFAEL VIDELA(ARGENTINA) e JOÃO BATISTA FIGUEIREDO  assinaram uma concordata em BUENOS AIRES –ARGENTINA de unificar as bitolas no padrão BITOLA LARGA de 1,60 metro,ratifficado varios vezes por JOSÉ SARNEY(BRASIL),RAUL ALFONSIN(ARGENTINA),JULIO SANGUINETTI(URUGUAI);COLLOR(BRASIL),CARLOS SAUL MENEM (ARGENTINA);porém nunca ser colocado em prática;nete cso seria colocada bitola larga de URUUAIANA-PASO DE LOS LIBRES em toda  A FERROVIA MESOPOTÂMICA GENERAL URQUIZA E CENTRAL PARAGUAI.
3) Em PORTO MURTINHO MS ligar em PARAGUAI ate ASSUNÇÃO para ligar á FERROVIA JÁ EXISTENTE ASSUNÇÕ-ENCARNACIÓN/POSADAS-PASO DE LOS LIBRES-BUENOS AIRES com isso a produção brasileira também poderia escoar pelos portos fluviais dos rios PARAGUAI,PARANÁ, URUGUAI,PRATAalguns de médio porte outros de porte grande para navios de ultramar no ARCO SUDOESTE do comercio externo do BRASIL   .
4)Em PORTO MURTINHO MS BRASIL ligar a  ALFARO(PARAGUAI),VILLA MONTES(BOLÍVIA),TARIJA-ORURO(BOLÍVIA),IQUIQUE( CHILE )já existe traçado de ORURO a IQUIQUE .
Em BELÉM/BARCARENA construir uma conexão RODO FERRROVIARIA da BR010 BELÉM –BRASÍLIA e FERRO NORTE de BELÉM PA á ILHA DE MARAJÓ(UMA PONTE) e de MARAJÓ a SANTANA /MACAPÁ AP para lgar a FERRROVIA NORTE SUL á ESTRADA DE FERRO DO AMAPÁ que é de bitola média e sria adaptada  a bitola larga sendo que em       PORTO GRANDE AP um ramal seguiria a OIAPOQUE/SAINT GEORGES(BRRASIL-GUIANA FRANCESA) seguindo  CAIENA(GUIANA FRANCESA)-PARAMARIBO(SURINAME)-GEORGESTOWN(GUIANA). Outro ramal partiria acompanhando a BR 210 de PORTO GRANDE/SERRA DO NAVIO AP a CARACARAÍ RR,SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA AM, IÇANA AM BRASIL /MITÚ COLÔMBIA,VILLAVICENCIO-BOGOTÁ COLÔMBIA .
CONCLUSSÕES:
Com isso A FERROVIA NORTE SUL DO BRASIL além de ser a espinha dorsal do BRASIL será a espinha dorsal de integração SUL AMERICANA  em especial do MERCOSUL


   

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