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sexta-feira, 27 de novembro de 2015

FERROVIA ARGENTINA/URUGUAI BRASIL NORTE SUL-COLÔMBIA(EM PORTUGUÊS)

TAPURAH(MATO GROSSO)BRASIL, 27-11-2015

AO PRESIDENTE ELEITO DA ARGENTINA 
DR MAURICIO MACRI

AO PRESIDENTE DA COLÔMBIA
DR JUAN MANUEL SANTOS 

AO PRESIDENTE DE URUGUAI
DR RAMON TAVARES VASQUEZ

A AGENCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES DO BRASIL

AO GOVERNADOR DE RIO GRANDE DO SUL(BRASIL) DR JOSÉ IVO SARTORI  



ASSUNTO :







FERROVIA ARGENTINA/URUGUAI BRASIL NORTE SUL-COLÔMBIA(EM PORTUGUÊS)


PROPONHO UMA INTEGRAÇÃO FERROVIÁRIA SUL AMERICANA CHAMADA FERROVIA ARGENTINA/URUGUAI-BRASIL NORTE SUL -COLÔMBIA; ELA LIGARIA BUENOS AIRES (ARGENTINA)E MONTEVIDÉU(URUGUAI) A BRASIL E BOGOTÁ COLÔMBIA, SERIA DE BITOLA LARGA DE 1,60 METROS APROVEITARIA OS TRILHOS DAS FERROVIA URUGUAIA QUE LIGA MONTEVIDÉU(URUGUAI) A RIVERA/SANTANA DO  LIVRAMENTO (FRONTEIRA URUGUAI/BRASIL) E TAMBÉM A FERROVIA MESOPOTÂMICA GENERAL URQUIZA QUE LIGA BUENOS AIRES A PASO DE LOS LIBRES/URUGUAIANA(FRONTEIRA ARGENTINA/BRASIL) INICIALMENTE  SE COLOCARIA BITOLA MISTA DE 1,43 METROS+1,60 METROS ;TAMBÉM BITOLA MISTA DE 1 METRO+1,60 METROS DE URUGUAIANA- SANTA MARIA - TUPANCIRETà ASSIM COMO SANTANA DO LIVRAMENTO-SANTA MARIA -TUPANCIRETà ,PARA SEGUIR A BARCARENA(PARÁ-BRASIL),VEJA O RELATÓRIO EM PORTUGUÊS DE FORMA INVERSA .
 POSTERIORMENTE DE BARCARENA(PARÁ) SEGUIRIA A BELÉM (CAPITAL DO PARÁ), POR DUAS PONTES LIGARIA A ILHA DE MARAJÁ(PARÁ) E SANTANA/MACAPÁ(AMAPÁ) ONDE APROVEITARIA OS TRILHOS DA FERROVIA DO ESTADO DE AMAPÁ ONDE SE COLOCARIA BITOLA MISTA DE 1,43 METROS+1,60 METROS A TE SERRA DO NAVIO SENDO PROLONGADA ACOMPANHANDO A BR 210 OU RODOVIA PERIMETRAL NORTE A CARACARAÍ(RORAIMA)-SÃO GABRIEL DA CACHEIRA(AMAZONAS BRASIL) E BOGOTÁ (COLÔMBIA) 

ESPERO QUE ESTA SUGESTÃO SEJA ANALISADA

EF-151 - FERROVIA NORTE-SUL - FNS

A Ferrovia Norte Sul – FNS de Barcarena/PA–Rio Grande/RS foi projetada para promover a integração nacional, minimizar custos de transporte e interligar as regiões brasileiras, por meio das suas conexões com ferrovias novas e existentes.
A construção da FNS foi iniciada por trechos, na década de 1980, a partir de sua ligação com a Estrada de Ferro Carajás – EFC. O traçado inicial previa a construção de 1.550 km, de Açailândia/MA a Anápolis/GO, de modo a cortar os Estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. Com a Lei nº 11.772, de 17 de setembro de 2008, foram incorporados a esse traçado os trechos de Barcarena/PA a Açailândia/MA e de Ouro Verde/GO a Panorama/SP.
Em 27 de junho de 2006, a VALEC iniciou o processo de licitação para contratar a subconcessão do subtrecho da Ferrovia Norte Sul de Açailândia/MA a Palmas/TO, com extensão de 719 km. Em 3 de outubro de 2007, a Vale S.A. arrematou, com lance de R$ 1,478 bilhão, a subconcessão para exploração comercial por um período de trinta anos. Em face da exigência do Edital de licitação para subconcessão, foi criada a empresa Ferrovia Norte Sul S.A., que efetivou o contrato em 20 de dezembro de 2007. Hoje, essa subconcessionária é responsável pela conservação, manutenção, monitoração, operação, melhoramentos e adequação desse trecho ferroviário.
Em 2012, a VALEC concluiu o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA dos trechos Barcarena/PA a Açailândia/MA e de Estrela d’Oeste/SP a Panorama/SP. Também contratou o EVTEA dos segmentos Panorama/SP a Chapecó/SC e Chapecó/SC a Rio Grande/RS. Com isso, será concluída a ligação ferroviária Barcarena/PA a Rio Grande/RS com 4.787 km de extensão, em bitola larga, o que vai configurar uma verdadeira espinha dorsal dos transportes ferroviários.

OBJETIVOS -FNS

  • Estabelecer alternativas mais econômicas para os fluxos de carga para o mercado consumidor;
  • Induzir a ocupação econômica do cerrado brasileiro;
  • Favorecer a multimodalidade;
  • Conectar a malha ferroviária brasileira;
  • Promover uma logística exportadora competitiva, de modo a possibilitar o acesso a portos de grande capacidade;
  • Incentivar investimentos, que irão incrementar a produção, induzir processos produtivos modernos e promover a industrialização.

BENEFÍCIOS -FNS

  • Reduzir os custos de comercialização no mercado interno
  • Reduzir os custos de transportes
  • Reduzir a emissão de poluentes
  • Reduzir o número de acidentes em estradas
  • Melhorar o desempenho econômico de toda a malha ferroviária;
  • Aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no exterior;
  • Incentivar os investimentos, a modernização e a produção agrícola;
  • Melhorar a renda e a distribuição da riqueza nacional.

ESTADOS E MUNICÍPIOS INFLUENCIADOS DIRETAMENTE PELA FERROVIA







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