Chineses estariam interessados em Trem Bala entre Rio e São Paulo, diz colunista
2 de dezembro de 2019 09:13
Uma informação no jornal O Globo, na coluna de Ancelmo Gois, da conta de que chineses estão interessados no projeto de trem de alta velocidade, entre São Paulo e o Rio de Janeiro.
De acordo com a publicação, conversas teriam recomeçados em agosto de 2016, ainda no governo Temer, mas que agora a ideia teria sido desengavetada no governo Bolsonaro. O projeto seria avaliado em R$ 50 bilhões, e os investidores solicitariam garantias legais. Segundo a publicação, o assunto está sendo analisado pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas.
Promessa antiga
O TAV entre Rio-São Paulo-Campinas havia sido prometido durante o governo Lula para ficar pronto para a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. Porém, atrasos na preparação do edital de licitação apresentados em outubro de 2009 comprometeram o prazo de início das obra. Novos atrasos no governo Dilma adiaram o processo de licitação para abril de 2011 e, depois, para julho de 2011. A possibilidade de apenas um consórcio, o coreano, de entrar na disputa, foi um dos argumentos para o adiamento do leilão, ainda que oito empresas tinha manifestado interesse.
Eram previstos túneis em diversos pontos do traçado. Na capital paulista, um deles teria 16 km de extensão. O maior túnel do trajeto poderia ter até 25 km de extensão.
O custo inicialmente previsto pelo governo federal para a conclusão de todo projeto era de 23 bilhões de Reais, dos quais 20,8 bilhões seriam financiados pelo BNDES.
O projeto tinha uma oposição de peso. O ex-governador de São Paulo, e hoje senador José Serra, chegou a declarar publicamente que tinha atuado contra o trem bala por considera-lo “falido”.
O tempo de viagem entre o Rio e São Paulo seria de 1h25. E de São Paulo para Campinas em 25 minutos.
Renato Lobo
Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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1º Trens suburbanos, Metrôs domésticos e VLT Veículos leves sobre trilhos;
2º Expansão da ferrovia Norte Sul rumo ao Triângulo mineiro e Centro norte de SP (município de Colômbia) pelas ferrovias existentes e Ferroanel com rodoanel integrados com ligação Parelheiros Itanhaém, para cargas e passageiros;
3º Trens de passageiros pendulares regionais “double deck” (Até 180 km/h);
4º TAV (Acima de 180 km/h), não existe nas Américas, inclusive nos EUA. (Somente após os três primeiros estiverem consolidados)
E com relação ao cenário mundial seria;
1º Integração Nacional;
2º Integração Sul Americana;
Trens de passageiros regionais são integrados e complementares e não concorrentes ao futuro TAV, pois servem as cidades não contempladas, inclusive Campinas com mais de 1,2 milhões de habitantes e potencial econômico maior do que alguns estados, e muitas capitais do Brasil, portanto comportam as duas opções.