O grupo de cientistas do projeto internacional SALSA (Acesso Científico aos Lados Subglaciais Antárticos) conseguiu alcançar o misterioso lago Mercer, que fica sob o gelo da Antártida à profundidade de mais de um quilômetro, informa o portal Gizmodo.
Segundo declaram os especialistas, a pesquisa do lago subglacial, que é um dos 400 encontrados na região antártica, dará uma possibilidade rara para investigar a química e biologia de um dos ecossistemas mais isolados do nosso planeta.
Os estudos detalhados podem demorar anos, segundo o portal. No entanto, os cientistas admitem que podem ser encontradas formas de vida que "não viram o sol durante séculos".
"Não sabemos o que vamos encontrar. Estamos apenas aprendendo, se trata apenas da segunda vez em que algo semelhante foi feito", declarou John Priscu, cientista da Universidade de Montana e o principal pesquisador do SALSA.
De acordo com Priscu, a exploração do lago Mercer pode ajudar os cientistas a preencher uma lacuna importante no entendimento da história da Antártida.
Mais cedo, o grupo internacional de pesquisadores encontrou na parte leste da Antártida uma grande fonte de radiação geotérmica que pode ser a causa do derretimento dos mantos de gelo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tags:
Padrões da comunidadeDISCUSSÃO
COMENTAR NO FACEBOOKCOMENTAR NA SPUTNIK
NOTÍCIAS
- 02/01 20:37Duque conversou com Pompeo para que Venezuela recupere 'bases democráticas'
- 02/01 20:16Novo chefe do Pentágono declara-se suspeito em assuntos que envolvem a Boeing
- 02/01 20:07Bolsa bate recorde no primeiro dia do governo Bolsonaro
- 02/01 19:37Forças Armadas vão ter destaque especial em governo Bolsonaro, diz especialista
- 02/01 18:46Brasil vai retomar investimentos em matriz nuclear, diz ministro