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quarta-feira, 9 de junho de 2021

Veja quais cidades do Sul de MG podem receber investimentos para reativação de linhas ferroviárias

 

Por G1 Sul de Minas

 

Veja quais cidades do Sul de MG podem receber investimentos para reativação de linhas ferroviárias
Águas da Mantiqueira de Minas

O Sul de Minas poderá receber investimentos para a reativação de linhas ferroviárias de turismo e de transporte de cargas. Os investimentos estão previstos em um decreto assinado pelo governador Romeu Zema (Novo) para atrair R$ 26,7 bilhões em recursos a serem aplicados no setor ferroviário do estado.

Caso se torne realidade, os investimentos poderiam beneficiar os seguintes municípios:

  • Jacutinga (turismo)
  • São Sebastião do Rio Verde - Passa Quatro (turismo)
  • Lavras - Três Corações - Varginha (turismo)
  • Varginha - Três Corações - Passa Quatro (cargas)

Hoje a região possui duas linhas de turismo em funcionamento: o Trem da Mantiqueira, que circula em Passa Quatro (MG) e o Trem das Águas, que liga São Lourenço a Soledade de Minas (MG). Um outro trecho, entre Poços de Caldas (MG) e Águas da Prata (SP), chegou a ter um convênio assinado para reativação da linha, mas o projeto não saiu do papel. Essa linha também não está na lista divulgada pelo governo das que podem receber investimentos.

O decreto assinado pelo governador regulamenta a Lei 23.748/2020 para a exploração da infraestrutura e de serviços das linhas ferroviárias de menor extensão, conectadas às vias férreas de maior alcance, também conhecidas como shortlines.

Mato tomba conta de linhas férreas abandonadas em Varginha — Foto: Lucas Soares / G1

Mato tomba conta de linhas férreas abandonadas em Varginha — Foto: Lucas Soares / G1

O objetivo é que a iniciativa privada atue nessas linhas, por meio de outorga (direito de uso) emitida pelo Estado. Isso será possível após legislação estadual ampliar a competência do Estado com relação ao modal ferroviário. Os contratos assinados entre empresas e governo para o transporte de cargas ou passageiros podem ter validade de 25 a 99 anos.

A decisão do Governo do Estado de regulamentar as shortlines foi tomada após estudos para a elaboração do Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais (PEF-MG), que será lançado nas próximas semanas, identificarem que 1.500 quilômetros de malha ferroviária no Estado estão abandonados ou desativados.

Investimentos

Os investimentos em Minas podem totalizar R$ 26,7 bilhões em obras de construção de ferrovias, material rodante e instalações fixas nos 19 projetos pré-definidos, divididos em transporte de cargas e de passageiros.

A estimativa é de geração de 373 mil empregos, divididos em 106 mil vagas diretamente relacionadas às obras de construção e às máquinas e 267 mil empregos que devem ser criados em outros setores da economia para atender a nova demanda promovida pela expansão das ferrovias.

Também são previstos R$ 2,8 bilhões em arrecadação de impostos indiretos e o crescimento de 3,05% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

A extensão da malha ferroviária mineira, considerada a maior do país, é de 5 mil quilômetros e responde por 16,3% de toda a via nacional. Passa por 180 municípios mineiros e se encontra em uma posição estratégica para o escoamento de grãos, minério de ferro, produtos siderúrgicos, celulose, fertilizantes e combustíveis interligado aos maiores complexos portuários do Sudeste.

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