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quarta-feira, 2 de junho de 2021
Construção de carros elétricos será mais barata do que a de 'térmicos'
CARROS
Construção de carros elétricos será mais barata do que a de 'térmicos'
Dependendo da categoria, veículos elétricos poderão representar até 100% das vendas de veículos novos até 2027
AFP
10/05/2021 10:41 - atualizado 10/05/2021 12:56
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(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
Carros e utilitários elétricos custarão menos para serem construídos do que veículos com motor de combustão de 2025 a 2027, dependendo da categoria, e poderão representar 100% das vendas de veículos novos na União Europeia (UE) até 2035, segundo um estudo da Bloomberg New Energy Finance (BNEF).
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"Os sedãs e SUVs elétricos serão tão econômicos para fabricar quanto os veículos movidos a gasolina a partir de 2026, e os carros pequenos a partir de 2027", de acordo com a ONG Transporte e Meio Ambiente, que encomendou o estudo.
Quanto aos utilitários, os modelos leves serão mais baratos de fabricar a partir de 2025 e os pesados a partir de 2026, indicam as projeções dos autores.
Consequência: os veículos também serão "mais baratos de comprar, em média, mesmo antes dos subsídios" - sem contar a economia de combustível a longo prazo.
O preço antes do acréscimo dos impostos de um sedã elétrico será, portanto, igualado em 2026 ao de um com motor a combustão em cerca de 20.000 euros (pouco mais de US$ 24.000), em comparação com quase 40.000 euros para a versão elétrica em 2020.
A redução dos custos de fabricação é explicada pela "queda no preço das baterias, bem como pelo desenvolvimento de linhas de produção dedicadas exclusivamente aos veículos elétricos", de acordo com este estudo.
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Partindo do contexto atual, os veículos elétricos representarão 50% das vendas de veículos novos na Europa em 2030 e 85% em 2035.
Mas, ainda neste último ano, poderão representar 100% das vendas de veículos novos, desde que "os legisladores sejam mais rígidos em relação aos padrões de emissões de CO2 dos veículos e desenvolvam outras políticas para impulsionar o mercado, como a implantação de pontos de recarga mais dinâmicos", destaca a ONG.
A Transporte e Meio Ambiente pede, portanto, "o endurecimento das normas de emissões de CO2 impostas aos fabricantes de automóveis" e o estabelecimento de "uma cota de vendas para veículos elétricos".
"Com a queda dos preços dos carros elétricos, o mercado automobilístico caminha naturalmente para o fim da venda dos térmicos em 2040. Mas para cumprir nossas metas climáticas, o último carro a diesel ou a gasolina deve ser vendido em 2035", diz Diane Strauss, diretora desta ONG na França.
Tags: #transporte #automóvel #clima #energia #meio-ambiente #ue
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