Austrália vai exportar energia solar para Singapura
Eletricidade será transportada por meio de um cabo submarino de 3,8 mil quilômetros
Um novo projeto na Austrália com o nome de ‘Sun Cable’ prevê a construção de uma usina solar em uma área de 15 mil hectares, perto de Tennant Creek, com capacidade para 10 gigawatts. A energia irá abastecer Darwin e será exportada para Singapura, por meio de um cabo submarino de 3,8 mil quilômetros.
O projeto Sun Cable poderá ser pioneiro na indústria de exportação de energia renovável na Austrália, podendo dar origem a novas indústrias de manufatura e empregos na construção. Além disso, o projeto é uma oportunidade de reduzir a dependência do país de exportação de carvão e gás para China.
Além do ‘Sun Cable’, outros projetos semelhantes caminham com a ideia de explorar os vastos recursos de energia renovável do país. Com investimento de custo de 20 bilhões de dólares, o projeto foi anunciado no ano passado por um grupo de investidores australianos. Segundo os investidores, a iniciativa poderá suprir até um quinto das necessidades de energia de Singapura até 2030, e substituiria uma grande parte da eletricidade gerada por combustíveis fósseis utilizados em Darwin. A previsão é que a Sun Cable seja concluída em 2027.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário