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quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Empresa de Musk abre primeiro túnel de alta velocidade criado para acabar com o trânsito


Empresa de Musk abre primeiro túnel de alta velocidade criado para acabar com o trânsito

Boring Company irá convidar pessoas para testar o serviço em Los Angeles
19/12/2018 - 06H01 - ATUALIZADA ÀS 15H51 - POR ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE
Veículo da Tesla que passeou pelo túnel da Boring Company, em novo lançamento protagonizado por Elon Musk (Foto: Twitter/Boring Company)
Quando se fala nas iniciativas de Elon Musk, as empresas Tesla, de carros elétricos, e SpaceX, de foguetes reutilizáveis para a exploração espacial, já são bem conhecidas. Mas há outra empresa inovadora do empreendedor que é menos comentada, mas que alcançou ontem (18/12) um importante avanço: ficou pronto o primeiro túnel para transporte subterrâneo em alta velocidade da Boring Company, na cidade de Hawthorne, vizinha a Los Angeles.
A novidade foi apresentada por Musk ontem (18/12) e o primeiro teste já foi feito, com carros da Tesla conduzidos por um trilho de alta velocidade. Veja:
Com extensão próxima a 3 quilômetros, o túnel é um protótipo que, apresentando sinais positivos, deverá embasar testes em proporções maiores. Ele inclui dois elevadores para transportar os passageiros nos veículos autônomos que irão operar embaixo da terra.
Mais à frente, o transporte deverá funcionar com veículos inovadores chamados Lloop e Hyper Loop, transportando cerca de 15 passageiros e atingindo velocidades próximas a 1 mil quilômetros por hora. Veja abaixo um vídeo conceitual produzido meses atrás, mostrando como funcionaria, no cenário ideal, o transporte pelos túneis:

 
Transporte a 1.000 km/h?
Segundo Musk, a Boring Company deverá oferecer “passeios grátis para o público em alguns meses”, dependendo apenas de algumas pendências regulatórias em Los Angeles. Inicialmente, porém, os passageiros só vão acessar o sistema via convite da empresa.
Em seu site, a companhia tira algumas dúvidas sobre como funcionará o transporte. Curiosamente, um dos elevadores está sendo construído na garagem de uma residência. A ideia, afirma a Boring Company, é mostrar que as estações de embarque e desembarque podem ocupar áreas bastante pequenas e ser posicionadas em casas, escritórios e estacionamentos, não dependendo de grandes embarques coletivos como o metrô atual.
“Olhando à frente, poderíamos ter elevadores em cada edifício comercial, permitindo viagens extremamente convenientes”, diz a empresa no site do túnel que agora está sendo aberto.
Não ficou claro ainda como vai ocorrer o transporte na fase de testes do primeiro túnel. A empresa afirma que, no futuro, as plataformas poderão carregar veículos a uma velocidade próxima de 250 quilômetros por hora. Chamados de Loop, os carros que o vídeo acima mostra poderão transportar pedestres e ciclistas.
Os veículos propostos pela Boring Company têm capacidade para 16 passageiros (Foto: Divulgação)


Mais à frente, haverá também o Hyperloop, que, com cabines pressurizadas e um sistema a vácuo, tem velocidade máxima imaginada em algo próximo a mil quilômetros por hora.
Outros projetos

Musk foi o primeiro a dar como possível a tecnologia de transporte de altíssima velocidade que ficou conhecida como Hyperloop. Mas, desde então, outras empresas passaram a explorar a possibilidade, e os projetos muitas vezes são confundidos.
Hyperloop One, do grupo Virgin, é a iniciativa do empresário Richard Branson a respeito. Tanto este quanto o Hyperloop TT, que recentemente anunciou um centro de inovação no Brasil, prometem trens de alta velocidade sobre a terra, diferentemente do projeto da Boring Company, que desenvolve veículos menores e subterrâneos.
Túnel do Hyperloop One (Foto: Divulgação)

 
"Transporte 3D"

Em seu site, a empresa de Musk diz que seu objetivo é promover alternativas eficientes de transporte que, para diminuir a dependência dos carros e o “tráfego que destrói almas”, precisa criar rotas de transporte em três dimensões. Ou seja, via ar, superfície e por baixo da terra.
Como o transporte terrestre está saturado, explica a Boring Company, restariam as alternativas aérea e subterrânea. A opção pela segunda se deu porque “diferentemente de carros voadores, túneis são à prova do clima, não atrapalham a vista e não cairão sobre suas cabeças.”

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