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quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Com início do diagnóstico ambiental, avança projeto de construção da ferrovia ligando MS ao Paraná

Com início do diagnóstico ambiental, avança projeto de construção da ferrovia ligando MS ao Paraná 12.01.2021 | Alexandre Valdes | Notícias do Mercado Selecione o idioma Powered by Google TradutorTradutor Imprimir Notícia O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) emitiu, na última sexta-feira (8/1), a Autorização de Captura, Coleta e Transporte de Material Biológico (Abio) para o projeto da Ferrovia EF-277, a Ferroeste que ligará Mato Grosso do Sul aos portos do Paraná. Esta é mais uma importante etapa no processo de licenciamento ambiental do projeto, que foi qualificado no PPI por meio do Decreto nº 10.487/2020. “Temos trabalhado conjuntamente com o governo do Paraná e com a empresa contratada para realização dos estudos ambientais. Com a emissão dessa autorização, avança o projeto dentro do cronograma previsto e confirma nossa previsão de que a licitação saia até fim do ano”, disse o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck. O Corredor Oeste de Exportação – Nova Ferroeste, com extensão estimada de 1.370 km, abrange a construção de novos trechos e a criação de um corredor ferroviário de exportação ligando o polo produtor de grãos do Mato Grosso do Sul (MS) e oeste do Paraná (PR) ao porto de Paranaguá (PR). A iniciativa atende ao objetivo de ampliar a malha ferroviária nacional, de modo a atender ao transporte de cargas voltado à exportação e promover maior participação desse modal na matriz de transportes, o que favorece a competitividade de nossa economia e a segurança do transporte de mercadorias. A Abio permite o início dos trabalhos de campo para o diagnóstico ambiental da fauna na área do projeto da Nova Ferroeste. Essa etapa é balizada por um plano de trabalho, analisado e aprovado pelo Ibama, no qual são indicados os pontos de amostragem e a metodologia a ser aplicada. Os dados a serem coletados em campo são essenciais para a avaliação de impactos ambientais da ferrovia, que será debatida com a sociedade após a conclusão dos estudos. “Com a emissão da Abio, a empresa de consultoria contratada para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) pode iniciar os levantamentos de campo relacionados à fauna, isto é, poderá realizar as atividades de monitoramento da fauna terrestre localizada na área do projeto”, explica a Secretária de Apoio ao Licenciamento Ambiental e à Desapropriação do PPI, Rose Hofmann. As atividades de monitoramento ocorrerão nas áreas amostrais definidas no Plano de Trabalho aprovado pelo Ibama. O projeto da Nova Ferroeste consiste em construir uma nova ferrovia entre Maracaju (MS) e Cascavel (PR); revitalizar o atual trecho ferroviário que vai de Cascavel a Guarapuava; construir uma nova ferrovia entre Guarapuava e Paranaguá e, ainda, construir um ramal entre Cascavel e Foz do Iguaçu. Fonte: Notícias Agrícolas Data: 11/01/2021 Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Email Pesquisa Busca Categorias ABIFER News Eventos Não categorizado Notícias do Mercado Tags ABIFER Na Mídia Abifer News agronegócio alstom ANPTrilhos ANTT Associadas bndes CBTU concessões CPTM Ferroeste ferrogrão ferrovia ferrovia de carga ferrovia norte sul ferrovias FIOL G1 greenbrier maxion infraestrutura linha 5 Linha 13 Metrofor metrô Metrô de Brasília Metrô de Salvador metrô de sp Metrô de São Paulo mineração mobilidade urbana mrs logística Notícias do Mercado PPI resultados rumo rumo logística soja trem intercidades trensurb vale valor econômico vli vlt vlt carioca Posts Recentes Leilão da Fiol ganha força com novos projetos ferroviários Com início do diagnóstico ambiental, avança projeto de construção da ferrovia ligando MS ao Paraná AGU monta força-tarefa para monitorar projetos de infraestrutura previstos para 2021

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