A operação TONELADA SOJA custa 120 dólares pelos portos de SANTOS SP,RIO DE JANEIRO RJ; 105 dólares pelos portos de PARANAGUÁ PR,SÃO FRANCISCO DO SUL SC,RIO GRANDE RS;90 DÓLARES por VITÓRIA ES ;Já custa entre 90 e 50 dólares pelos portos de ILHÉUS BA,SALVADOR BA, ARACAJÚ SE,MACEIÓ AL, SUAPE/RECIFE PE,CABEDELO PB,NATAL RN,AREIA BRANCA RN,MACAU RN,FORTALEZA/PECÉM CE,PARNAÍBA PI; por SÃO LUIZ MA custa 40 dólares tendo um projeto da FERROVIA CARAJÁS de prolongar 100 km .no futuro porto de ALCÂNTARA MA ;por BELÉM/BARCARENA PA custa 40 dólares,por SANTARÉM PA 45 dólares, MIRITITUBA PA CONEXÃO SANTANA/MACAPÁ AP 50 dólares, PORTO VELHO RO CONEXÃO ITACOATIARA custa 55 dólares.
Já no ARCO SUDOESTE da bacia PARAGUAI-PARANÁ-PRATA custa a operação tonelada soja 70 dólares .
Para MATO GROSSO DO SUL seria conveniente sair pelo ARCO NORTE em especial MIRITITUBA PA e SANTARÉM PA ; já que o quinteto do AGRONEGÓCIO: BUNGE,MAGGI,CARGILL,DREYFUS, BOM FUTURO montaram um HOLDING nos referidos portos e 50% vai a MIRITITUBA PA e 50% a SANTARÉM PA ; A BR 163 já é asfaltada toda desde BARRACÃO PR que é continuação da RUTA ARGENTINA 14 (BUENOS AIRES BERNARDO DE IRIGOYEN ,FRONTEIRA SECA) segue a CASCAVEL PR,DOURADOS MS,CAMPO GRANDE MS,RONDONÓPOLIS MT ,CUIABÁ/VÁRZEA GRANDE MT,NOVA MUTUM,LUCAS DO RIO VERDE,SORRISO,SINOP,GUARANTÃ DO NORTE MT, MIRITITUBA PA SANTARÉM PA tendo um velho projeto do EX PRESIDENTE JOÃO FIGUEIREDO E DESI BOUTERSE(SURINAME) de levar a PARAMARIBO(SURINAME). por camião inicialmente poderia ir ao PARÁ desde MATO GROSSO DO SUL; a FERRONORTE liga SANTOS PS-CHAPADÃO DO SUL MS-RONDONÓPOLIS MT onde tem o maior terminal de cargas de AMÉRICA LATINA ,a FERRONORTE teria que ser prolongada mais 720 km a CUIABÁ/VÁRZEA GRANDE,DIAMANTINO,NOVA MUTUM LUCAS DO RIO VERDE,SORRISO,SINOP MT para se ligar a FERROGRÃO que levará os grãos a MIRITITUBA E SANTARÉM ,com isso a produção SUL MATO GROSSENSE ,poderia embarcar nos trens cargueiros a CASSILÂNDIA , CHAPADÃO DO SUL,COSTA RICA MS, ALTO TAQUARI MT,ALTO ARAGUAIA MT,ITIQUIRA MT,RONDONÓPOLIS MT para seguir ao PARÁ, outra recomendação seria interligar fazendo UMA PONTE FERROVIARIA de PARANAGUA a SANTARÉM a FERROESTE PARANÁ que liga PARANAGUA-CURITIBA-CASCAVEL seja prolongada(no projeto) a DOURADOS-MARACAJU- CAMPO GARNDE MS e interligar a RONDONOPOLIS MT 50O KM ,com isso poderia o futuro PORTO SECO EM CAMPO GRANDE no LAJEADO ,MAARCAJU ,DOURADOS receber OS GRÃOS COM DESTINO PARÁ; outra proposta seria a construção do ramal sul matogrossense da FERROVIA NORTE SUL ligando PORTO MURTINHO MS,DOURADOS MS,3 LAGOAS MS,ESTRELA DO OESTE SP projeto defendido pelo EX GOVERNADOR ANDRÉ PUCCINELLI e sua vice e hoje senadora SIMINE TEBET ,atualmente a FERROVIA NORTE SUL funciona de ESTRELA DO OESTE a ALÇAÍLANDIA MA ,podendo sair nos portos do PARÁ MARANHÃO e outros estados; outra sugestão seria usar MS 170+MT100+ BR 158+PA 151 de CAMPO GRANDE a COSTA RICA MS,ALTO TAQUARI MT,BARRA DO GARÇAS MT,MARABÁ PA,BARCARENA/BELÉM PA, sendo que MARABÁ PA encontra a FERROVIA CARAJAS .
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