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segunda-feira, 13 de julho de 2020

A VIABILIDADE DE MATO GROSSO DO SUL NO ARCO NORTE

ESTE OFÍCIO É DIRIGIDO SIMULTANEAMENTE AO MINISTRO DE INFRA ESTRUTURA TARCÍSIO GOMES DE FREITAS , MINISTRA DA AGRICULTURA SRA TERESA CRISTINA COSTA, AO GOVERNADOR DE MATO GROSSO DO SUL SR REINALDO AZAMBUJA,O VICE GOVERNADOR DE MATO GROSSO DO SUL SR MURILO ZAUITH ,AO GOVERNADOR DE MATO GROSSO SR MAURO MENDES,AO VICE GOVERNADOR DE MATO GROSSO SR OTAVIANO PIVETTA.
A operação TONELADA SOJA custa 120 dólares pelos portos de SANTOS SP,RIO DE JANEIRO RJ; 105 dólares pelos portos de PARANAGUÁ PR,SÃO FRANCISCO DO SUL SC,RIO GRANDE RS;90 DÓLARES por VITÓRIA ES ;Já custa entre 90 e 50 dólares pelos portos de ILHÉUS BA,SALVADOR BA, ARACAJÚ SE,MACEIÓ AL, SUAPE/RECIFE PE,CABEDELO PB,NATAL RN,AREIA BRANCA RN,MACAU RN,FORTALEZA/PECÉM CE,PARNAÍBA PI; por SÃO LUIZ MA custa 40 dólares tendo um projeto da FERROVIA CARAJÁS de prolongar 100 km   .no futuro porto de ALCÂNTARA MA ;por BELÉM/BARCARENA PA custa 40 dólares,por SANTARÉM PA 45 dólares, MIRITITUBA PA CONEXÃO SANTANA/MACAPÁ AP 50 dólares, PORTO VELHO RO CONEXÃO ITACOATIARA custa 55 dólares.
 Já no ARCO SUDOESTE da bacia PARAGUAI-PARANÁ-PRATA custa a operação tonelada soja 70 dólares .
 Para MATO GROSSO DO SUL seria conveniente sair pelo ARCO NORTE em especial MIRITITUBA PA e SANTARÉM PA ; já que o quinteto do AGRONEGÓCIO: BUNGE,MAGGI,CARGILL,DREYFUS,BOM FUTURO montaram um HOLDING nos referidos portos e 50% vai a MIRITITUBA PA e 50% a SANTARÉM PA ; A BR 163 já é asfaltada toda desde BARRACÃO PR que é continuação da RUTA ARGENTINA 14 (BUENOS AIRES BERNARDO DE IRIGOYEN ,FRONTEIRA SECA) segue a CASCAVEL PR,DOURADOS MS,CAMPO GRANDE MS,RONDONÓPOLIS MT ,CUIABÁ/VÁRZEA GRANDE MT,NOVA MUTUM,LUCAS DO RIO VERDE,SORRISO,SINOP,GUARANTÃ DO NORTE MT, MIRITITUBA PA SANTARÉM PA tendo um velho projeto do  EX PRESIDENTE JOÃO FIGUEIREDO E DESI BOUTERSE(SURINAME) de levar a PARAMARIBO(SURINAME). por  camião inicialmente poderia ir ao PARÁ desde MATO GROSSO DO SUL; a FERRONORTE liga SANTOS PS-CHAPADÃO DO SUL MS-RONDONÓPOLIS MT onde tem o maior terminal de cargas de AMÉRICA LATINA ,a FERRONORTE teria que ser prolongada mais 720 km a CUIABÁ/VÁRZEA GRANDE,DIAMANTINO,NOVA MUTUM LUCAS DO RIO VERDE,SORRISO,SINOP MT para se ligar a FERROGRÃO que levará os grãos a MIRITITUBA E SANTARÉM ,com isso a produção SUL MATO GROSSENSE ,poderia embarcar nos trens cargueiros a CASSILÂNDIA , CHAPADÃO DO SUL,COSTA RICA MS, ALTO TAQUARI MT,ALTO ARAGUAIA MT,ITIQUIRA MT,RONDONÓPOLIS MT para seguir ao PARÁ, outra recomendação seria interligar fazendo UMA PONTE FERROVIARIA de PARANAGUA a SANTARÉM a FERROESTE PARANÁ que liga PARANAGUA-CURITIBA-CASCAVEL seja prolongada(no projeto) a DOURADOS-MARACAJU- CAMPO GARNDE MS e interligar a RONDONOPOLIS MT 50O KM ,com isso poderia o futuro PORTO SECO EM CAMPO GRANDE no LAJEADO ,MAARCAJU ,DOURADOS receber  OS GRÃOS  COM DESTINO PARÁ; outra proposta seria a construção do ramal sul matogrossense da FERROVIA NORTE SUL ligando PORTO MURTINHO MS,DOURADOS MS,3 LAGOAS MS,ESTRELA DO OESTE SP projeto defendido pelo EX GOVERNADOR ANDRÉ PUCCINELLI e sua vice e hoje senadora SIMINE TEBET ,atualmente a FERROVIA NORTE SUL funciona de ESTRELA DO OESTE a ALÇAÍLANDIA MA ,podendo sair nos portos do PARÁ MARANHÃO e outros estados; outra sugestão seria usar MS 170+MT100+ BR 158+PA 151 de CAMPO GRANDE a COSTA RICA MS,ALTO TAQUARI MT,BARRA DO GARÇAS MT,MARABÁ PA,BARCARENA/BELÉM PA, sendo que MARABÁ PA encontra a FERROVIA CARAJAS .

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