Viaje de Trem |
Posted: 15 May 2017 08:41 PM PDT
ALEXANDRE PELEGI
É um sonho antigo: uma nova ferrovia, chamada de “Transpequi” (ou Expresso Pequi), que ligaria Brasília e Goiânia. No dia 2 de junho de 2016 a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres divulgou os estudos de viabilidade do projeto. O documento previa mais de 40 milhões de passageiros transportados no primeiro ano de operação, hipótese considerada otimista. O custo total do projeto, segundo os estudos, deveria atingir R$ 7 bilhões. Pois agora o sonho pode se tornar realidade, caso se concretize o interesse do grupo coreano A’REX, braço operador de um consórcio de empresas coreanas que exploram uma linha de média velocidade entre Seul e os aeroportos internacionais. Pelo estudo original da ANTT, o trem teria um percurso de 207 quilômetros, e rodaria a uma velocidade média de 160 km/h, com a passagem estimada em R$ 60, preço similar à viagem de ônibus expresso. Detalhe: a viagem seria feita em 95 minutos. A mesma viagem, hoje, leva de 45 minutos (em voo direto, descontado o tempo no aeroporto) a 4 horas (de ônibus, com paradas, sem trânsito). Pelo estudo da ANTT (que custou R$ 5,5 milhões, parcialmente custeados por um contrato com o Banco Mundial), os R$ 7 bilhões seriam repartidos entre os governos federal, do Distrito Federal, de Goiás e parceiros privados. O interesse do grupo coreano A’REX foi feito formalmente ao governo brasileiro. Mas para levar a conversa adiante, o grupo pede adaptações na modelagem do empreendimento.
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