ciência-tecnologia-logística-transportes science-technology-logistics-transport science-technologie-logistique-transports Wissenschaft-Technologie-Logistik-Verkehr wetenschap-technologie-logistiek-transport العلوم، التكنولوجيا اللوجستية والنقل מדע-לוגיסטיקה-טכנולוגיה-תחבורה научно-технологические-логистический-транспортная 科学 - 技术 - 物流运输 विज्ञान-प्रौद्योगिकी-रसद-परिवहन science-teknologi-logistik-transport
Formulário de contato
sábado, 29 de maio de 2021
Hidrovias do Brasil e VLI formam parceria para avaliar Ferrogrão e buscar investidor
Hidrovias do Brasil e VLI formam parceria para avaliar Ferrogrão e buscar investidor
Redação
28 de maio de 2021 Forbes Agro, Forbes Money, Negócios
Felix Kayser/EyeEm/Getty ImagesFelix Kayser/EyeEm/Getty Images
Ferrogrão é um projeto de ferrovia idealizada impulsionar o escoamento de grãos pela região Norte e Centro-Oeste do Brasil
A Hidrovias do Brasil informou na noite de ontem (27) parceria com a empresa de logísticas VLI para realizar uma avaliação técnica conjunta do projeto Ferrogrão, ferrovia idealizada para impulsionar o escoamento de grãos pelo Norte do país.
A parceria, celebrada por meio de Memorando de Entendimentos não-vinculante, contempla a linha de 993 quilômetros entre Sinop (MT) e Miritituba (PA), onde já existe um porto fluvial.
LEIA MAIS: VLI firma acordo com LD para transporte ferroviário de 500 mil toneladas de celulose por ano
“Essa parceria permite que a VLI e Hidrovias unam suas respectivas expertises para o estudo de uma solução logística multimodal para a Ferrogrão, bem como busca de parceiro investidor para atuação conjunta no prosseguimento do projeto”, afirmou a Hidrovias em nota.
A VLI, controladora da Ferrovia Centro-Atlântica que realiza operações logísticas no corredor Centro-Norte, tem entre os acionistas a mineradora Vale, Brookfield, Mitsui, FI-FGTS e Brasil Port Holdings.
Ao final de abril, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou que o leilão da Ferrogrão deveria ocorrer no segundo semestre e que os entraves legais do projeto seriam superados.
A ferrovia teve projeto enviado ao TCU (Tribunal de Contas da União) em meados do ano passado e está em fase de certificação de critérios ambientais por parte de consultoria internacional.
Segundo o governo, a Ferrogrão terá papel estruturante para o escoamento de produção de grãos do Centro-Oeste e de outros produtos como fertilizantes, açúcar e etanol. A expectativa de investimento no projeto, que tem sido alvo de uma série de questionamentos judiciais, é de R$ 8,4 bilhões. (Com Reuters)
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário